Carlos Antônio faz visita técnica a conselhos tutelares de Goiás

PTB Notícias 18/04/2018, 9:18

Imagem Crédito: Carlos Costa/Alego

Presidente da Comissão da Criança e Adolescente (CCA) da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado Carlos Antônio (PTB) realiza, na quinta-feira (19), visitas técnicas aos conselhos tutelares de Bonópolis, Novo Planalto, São Miguel do Araguaia e Mundo Novo.

Segundo o parlamentar, o objetivo da visita é dar sequência às ações de fortalecimento dos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), iniciadas em 2011, quando assumiu a presidência da comissão. Além disso, ter conhecimento das atividades desenvolvidas por todos os integrantes da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente em cada município. O deputado já vai somar 233 visitas técnicas realizadas.

“Venho realizando esse trabalho, objetivando não apenas buscar melhor estrutura física para os conselhos tutelares e qualificação dos conselheiros tutelares, mas, também, o fortalecimento como um todo do sistema de garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes nos municípios de Goiás. Realizamos esse trabalho desde 2011, e graças a Deus conquistamos avanços significativos”, ressalta Carlos Antônio.

A primeira visita será em Bonópolis; a segunda em Novo Planalto; a terceira em São Miguel do Araguaia; e quarta e última visita técnica do dia será em Mundo Novo.

Carlos Antônio adiantou que falará aos conselheiros tutelares da necessidade de realizarem seu trabalho se baseando em três pilares. “Estruturação é o primeiro passo para um conselho tutelar que deseja realizar um bom trabalho em seu município; o segundo é capacitação, já que saber lidar com as situações adversas com discernimento é fundamental; e, por último, o reconhecimento, que é de suma importância para os conselhos tutelares obterem ajuda e respaldo da sociedade como um todo”, frisou.

Segundo o petebista, a preocupação maior é levar as prefeituras a investirem mais nas crianças e nos adolescentes, o que resulta em um Estado e um país melhor para todos. “A educação é o alicerce para esta mudança ocorrer. Precisamos justamente de reuniões como essas, para promovermos uma maior aproximação do poder estadual do municipal, bem como dos prefeitos com os conselheiros tutelares”, salientou.

Sempre ao final das visitas, Carlos Antônio realiza uma explanação geral sobre o trabalho da CCA ao longo dos últimos anos, sob a orientação dele.

O deputado também vai ministrar a palestra de abertura do Seminário Nacional de Conselheiros Tutelares, no dia 8 de maio, com o tema “A Sua Excelência o Conselheiro Tutelar”. Em seguida, viaja para Gramado (RS), onde presidirá reunião da Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (Fenacria), evento paralelo à Conferência Nacional 2018 dos Legisladores e Legislativos Estaduais.

Com informações da Assembleia Legislativa de Goiás