Carnaval oficial de Belém começa nesta sexta-feira

PTB Notícias 30/01/2008, 14:56

A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) – cidade administrada pelo petebista Duciomar Costa (PA) – promove, nesta sexta-feira (1º), o desfile oficial das Escolas de Samba de Belém, às 20h, na Aldeia Amazônica David Miguel.

A programação encerra na segunda-feira (4), com o desfile dos blocos carnavalescos.

O “Carnaval da Amazônia 2008: Todos os Ritmos, Uma Só Alegria” vai levar para a avenida do samba as principais escolas e blocos carnavalescos da cidade para desfilar toda a sua beleza e alegria.

Na abertura, o Grupo 2 das Escolas de Samba desfila com a Associação Carnavalesca Alegria-Alegria, seguido pela Escola de Samba Mocidade Unida do Benguí, Agremiação Carnavalesca Academia de Samba Jurunense, Grêmio Recreativo Social e Cultural Mocidade Olariense, Grêmio Social e Recreativo Escola de Samba O Habitat do Boto, Associação Carnavalesca Xodó da Nêga; Escola de Samba da Matinha, Agremiação Carnavalesca Beneficente e Cultural Coração Jurunense, Grêmio Recreativo Cultural e Social Acadêmico de Samba da Pedreira, Grêmio Recreativo Escola de Samba da Pratinha e Associação Carnavalesca Cacareco.

No segundo dia de desfile o folião que for à Aldeia, a partir das 18h, vai conferir o desfile do Grupo Especial das Escolas de Samba composto pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas da Batucada, Associação Carnavalesca A Grande Família, Grêmio Recreativo Cultural e Carnavalesco Deixa Falar, ONG Tradição Guamaense, Grêmio Recreativo e Carnavalesco Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná, Embaixada de Samba do Império Pedreirense, Sociedade Cultural, Recreativa e Carnavalesca Império do Samba Quem São Eles e Associação Carnavalesca Bole-Bole.

A abertura da festa fica por conta dos blocos carnavalescos Afoxé Ita Lemi Sinavuru, Bloco Boêmios da Campina e Bloco Jovem em Ação do Projovem.

A apresentação do terceiro grupo é no domingo (3), a partir das 19h, com a Escola de Samba O Grito da Liberdade, Associação Recreativa Beneficente Carnavalesca Rosa de Ouro, Associação Carnavalesca Nova Mangueira, Associação Carnavalesca Mocidade Botafoguense, Grêmio Recreativo Escola de Samba União Montenegrense, Real Sociedade Cultural Carnavalesca Portela e Sociedade Cultural do Pará Escola de Samba Embaixadores Azulinos.

No último dia de desfile, na segunda (4), os blocos do 1° e 2° Grupos encerram a programação de carnaval da Prefeitura de Belém.

Quem entra na avenida pelo 2° Grupo é a Mocidade Unida da Pirajá, Associação Carnavalesca Sapo Muiraquitã, Associação Carnavalesca e Cultural Acadêmicos da Terra Firme, Agremiação Carnavalesca Mocidade Independente, Associação Carnavalesca Unidos da Pedreira, Grêmio Recreativo Beneficente Carnavalesco Estação Terceira e Bloco Carnavalesco Mocidade Unida do Umarizal.

Representando o Grupo 1° dos blocos carnavalescos estão a Associação Cultural Recreativa Carnavalesca Mocidade Alegrense da Pedreira, Associação carnavalesca Quem é Quem na Folia, Grêmio Recreativo Cultural Bloco Carnavalesco Pressão Jurunense, Associação Carnavalesca Caprichosos da Cidade Nova, Associação Bloco Carnavalesco Chupicopico, Associação Carnavalesca Império Jurunense, Associação Recreativa Cultural e Carnavalesca Os Gaviões do Samba e Associação Cultural e Carnavalesco Mexe-Mexe.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Prefeitura de Belém)