Carneiro quer obrigar uso de capacete por usuários de bicicletas públicas

PTB Notícias 18/03/2013, 17:25


O Rio de Janeiro conta desde 2011 com um sistema integrado de transporte por bicicletas públicas, um meio sustentável e não poluente.

Pensando na segurança dos usuários desse veículo, a vereadora Laura Carneiro (PTB) apresentou o projeto de lei 13/2013, que torna obrigatório o uso de capacete de ciclismo pelos usuários do sistema de bicicletas públicas.

As concessionárias ficarão encarregadas de fornecerem os capacetes.

Em caso de descumprimento da norma, a Guarda Municipal deverá apreender a bicicleta e aplicar uma multa que será fixada pelo Executivo.

O Poder Público Municipal deverá também promover campanhas educativas para conscientizar a população da importância do uso do equipamento.

“É elevado o número de acidentes provocados por ciclistas em velocidade exagerada, já que aquele espaço é similar a um velódromo, utilizando-o em alta velocidade e provocando acidentes com corredores adeptos da caminhada, do cicloturismo e usuários do sistema de bicicletas públicas”, justificou a parlamentar.

Projeto Bike RioO sistema de bicicletas públicas existe desde 2011, por iniciativa de prefeitura em parceria com a iniciativa privada.

Com 600 bicicletas e 60 estações distribuídas pela zona sul da cidade.

As estações são conectadas por uma rede wireless (rede de internet sem fio) que funcionam usando energia solar.

É necessário fazer cadastramento e comprar os créditos para fazer uso das bicicletas que tem espelho retrovisor, quadro de alumínio, pedais e rodas com refletores e seis marchas.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Câmara Municipal do Rio de Janeiro