CAS aprova por unanimidade requerimento da deputada Heroilma Tavares

PTB Notícias 22/05/2013, 7:26

Em reunião na terça-feira (21/5/2013), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou por unanimidade o requerimento de autoria da deputada Heroilma Soares Tavares (PTB) sobre o tema Cardiopatia Congênita.

O pedido da deputada aprovado pela comissão é de que no próximo dia 11 de junho, a presidente da Organização Não Governamental (Ong) Pequenos Corações tenha um espaço de tempo durante a reunião da comissão para apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela associação que atende crianças portadoras de cardiopatias congênitas.

No documento, a parlamentar afirma ser oportuno esta apresentação devido ao projeto de lei 1093/2011, que cria no dia 12 de junho o “Dia Estadual da Cardiopatia Congênita”.

O governador Geraldo Alckmin sancionou no mês de maio de 2011 o projeto de lei de Heroilma Soares.

O texto afirma que o Poder Executivo será autorizado a firmar convênios e parcerias com entidades privadas sem fins lucrativos, para a realização de eventos pelo Poder Público Estadual, objetivando um dia especial para a reflexão das pessoas.

Em sua justificativa, a parlamentar afirma que a “Cardiopatia Congênita é considerada como anormalidade na estrutura ou função do coração que pode ocorrer nas primeiras semanas de gestação, na formação do coração do bebê, devido a uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que descoberto por ocasião do nascimento ou ao longo da vida”.

Vale ressaltar que no próximo dia 10 de junho haverá a gravação do programa Saúde e Vida, da TV Assembleia, com a deputada, a presidente da Associação de Assistência à Criança Cardiopata – Pequenos Corações, Márcia Adriana Saia Rebordões, e dois médicos convidados.

Já no dia 11/6, a presidente participará da Comissão de Saúde e no dia 12/06 estará no plenário para chamar a atenção dos deputados sobre o tema.

“Estou enviando nesta semana a cada deputado o boton que simboliza a luta pela conscientização da doença.

Juntamente com isso, encaminho aos parlamentares um ofício solicitando que eles compareçam no dia 12 de junho no plenário usando o boton como forma de adesão e apoio ao tema”, afirmou a parlamentar do PTB.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria da deputada Heroilma Soares (PTB-SP)