Casartelli apoia ampliação do programa de atendimento domiciliar de saúde

PTB Notícias 5/09/2015, 9:50


O vereador de Porto Alegre (RS), Carlos Casartelli (PTB), participou na manhã desta sexta-feira, 4/9/15, da cerimônia de ampliação do programa de atendimento domiciliar de saúde em Porto Alegre, na Hospital Vila Nova.

Com a presença, do prefeito, José Fortunati, do secretário de Saúde, Fernando Ritter e do diretor do hospital, Dirceu Beltrame Dal Molin foi anunciada a ampliação do atendimento na instituição com três novas equipes do programa Melhor em Casa, passando à um total de cinco equipes no Vila Nova.

Conforme dados do hospital, cerca de 250 pessoas são visitadas ao dia, sem que precisem ir até o hospital.

O vereador Casartelli explica que este programa tem como objetivo reduzir o período de internação, viabilizando a melhor ocupação dos leitos hospitalares.

“Outro benefício é diminuir a lotação das urgências, preservando os vínculos familiares e ampliando a autonomia dos pacientes”, afirma o parlamentar.

As equipes do Melhor em Casa são compostas por médica, enfermeira, técnicas de enfermagem, assistente social, fisioterapeuta e motorista, com apoio de nutricionista, e estão aptas a atender pacientes que precisam de atenção especial, como o uso de sonda, casos de úlceras varicosas e curativos mais complexos.

O gerenciamento das equipes fica por conta dos hospitais, sendo que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) coordena o programa, gerencia e repassa os recursos aos parceiros para a execução do atendimento.

Cada equipe é responsável por 100 mil habitantes em diferentes regiões da cidade, atendendo em torno de 30 pacientes, que recebem acompanhamento domiciliar, alguns com visitas diárias, conforme a necessidade do tratamentoPorto Alegre, que tinha seis equipes, passa a contar com nove e deve atingir o total de 15 até o final de 2016.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do vereador de Porto Alegre (RS), Carlos Casartelli (PTB) Foto: Assessoria/Divulgação