Cassiá Carpes coordena audiência sobre convênios para acessos asfálticos

PTB Notícias 12/04/2011, 18:10


A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Cassiá Carpes (PTB), realizou nesta terça-feira (12) uma audiência pública para tratar das estradas sem acesso asfáltico e discutir convênios entre as prefeituras e o Daer.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, apresentou uma prestação de contas da pasta e falou das prioridades de investimentos na malha viária para os próximos quatro anos de governo.

Como alternativas para o gargalo histórico nas estradas gaúchas, Beto destacou que a Secretaria está propondo uma nova modelagem nos pedágios e dando prioridade ao enfrentamento do déficit de acessos asfálticos.

Segundo ele, são necessários R$ 886 milhões para zerar esse passivo, e a retomada de 105 obras necessárias.

Beto também falou dos convênios com os municípios através de um programa no qual o Daer se responsabilizará em ressarcir a manutenção dos trechos estaduais.

Ele reconheceu que há déficit de RS 160 milhões dos convênios firmados anteriormente, mas deixou claro que a pasta contará em 2011 com orçamento de apenas R$ 13 milhões.

“Só vejo uma solução para este impasse: o remanejo orçamentário, que teremos que definir por meio de um entendimento em conjunto com o Legislativo”, esclareceu.

Cassiá intermediou os questionamentos entre deputados, prefeitos, vereadores e representantes municipais com o secretário e ressaltou o papel da Comissão nesse sentido.

“Agradecemos o secretário, que abordou as prioridades da pasta, e nos colocamos à disposição para discutir outros projetos da Comissão, como as emancipações, tendo o foco nesse olhar voltado para o futuro e para o Rio Grande como um todo”, ressaltou o presidente.

Os deputados da bancada petebista Marcelo Moraes e Ronaldo Santini também se integraram ao debate.

Agência Trabalhista de Notícias, (IS) com informações do Governo do Rio Grande do sul