Cassiá Carpes defende a conquista de mais espaços às mulheres

PTB Notícias 6/03/2009, 7:56


Deputado destacou também a participação da mulher na vida pública .

Ao analisar as conquistas das mulheres ao longo dos tempos, o deputado estadual petebista Cassiá Carpes destacou na Sessão Solene desta quinta-feira (05/3), na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, a importância delas ocuparem mais espaços na vida pública e no mercado de trabalho.

No plenário, os deputados promoveram uma homenagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado no próximo dia 8.

Cassiá fez uma breve retrospectiva das vitórias obtidas pelas mulheres desde aquele 8 de março de 1857 marcado pelo ato público onde mulheres foram queimadas vivas, em uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, simplesmente porque lutavam por sua dignidade.

“Estes fato serviu para que façamos hoje reflexões sobre o que já foi conquistado e o quanto ainda precisa ser”, disse ele.

O parlamentar relembrou a pioneira participação de deputadas gaúchas na conferência da ONU de 1995, em Pequim, que testemunharam a importância da participação da mulher no caminho de uma sociedade mais democrática e mais justa.

“Nosso reconhecimento hoje é a todas as mulheres que se organizam em sindicatos e associações, que lideram organizações não governamentais e entidades civis e que, corajosamente, partem para campanhas em nome da paz e da igualdade entre os sexos”.

Ele reforçou a importância das mulheres conquistarem novos espaços nas funções públicas e no mercado de trabalho.

“Sempre, é claro, com a clareza de que é no respeito a nosso semelhante, independentemente de sexo, que levaremos o mundo a caminhos mais iluminados pelas ideias, pois são elas que movem este planeta, promovem a paz e geram a igualdade”, assegurou.

O petebista ressaltou a caminhada promovida hoje no centro de Porto Alegre por mulheres vindas de diferentes regiões do Estado.

O ato marcou o início das atividades do I Encontro de Mulheres Trabalhadoras na Agricultura Familiar, realizada no Teatro Dante Barone da Assembleia, que tem como lema A mão que alimenta a nação tem contorno feminino.

O objetivo do encontro é integrar as mulheres do campo e da cidade e buscar, junto ao Parlamento gaúcho, a conquista de políticas públicas que contribuam para a melhoria das condições de vida das mulheres.

Neste sentido, o parlamentar, disse que é necessário que homens e mulheres se aceitem assim, diferentes, para poderem complementar-se e viver a plenitude da igualdade.

“Para chegarmos a este ponto, é preciso que homens e mulheres sejam, no cotidiano, críticos do passado, abandonando o dualismo “ele e ela” e reconhecendo o “ser” como único e indivisível.

E é esse caminho que queremos trilhar a cada novo dia com todas as mulheres que superam barreiras, dizimam tabus e constróem em um mundo que, muito em breve, tenho certeza, será muito mais justo e melhor para todos nós”.

fonte: site do PTB – RS