Cassiá Carpes resgata legado de Vargas na homenagem ao Dia do Trabalho

PTB Notícias 27/04/2011, 19:11

Em nome da bancada do PTB, o deputado Cassiá Carpes resgatou o legado de um dos principais líderes da sigla, o ex-presidente Getúlio Vargas, para homenagear os gaúchos pelo Dia do Trabalho, durante Sessão Solene nesta quarta-feira, 27/04/2011.

O parlamentar lembrou que a data de 1º de maio e as principais conquistas dos trabalhadores foram consolidadas na gestão de Vargas e enfatizou que a luta atual deve ser pela manutenção desses direitos e a busca de avanços através do diálogo.

Cassiá lembrou que a história da homenagem remete à luta por direitos dos trabalhadores e, no caso do Brasil, o impulso dos direitos trabalhistas deu-se na Era Vargas, que criou o Ministério do Trabalho, regulamentou a jornada da mulher e do menor e promulgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo direito a férias e aposentadoria.

“Falar do Dia do Trabalho é resgatar um pouco do legado de Vargas.

Era nessa data que ele anunciava as principais iniciativas que atendiam às reivindicações dos trabalhadores, como a instituição e o reajuste do salário mínimo e a redução de jornada de trabalho para oito horas”, disse.

O deputado reforçou ainda que o trabalho tem papel central na vida humana e disse que seu valor social está na qualificação dos trabalhadores, uma das principais bandeiras do PTB.

“Somente com o trabalho tornamo-nos livres e independentes.

Por isso, nessa data, temos de prestar nossa homenagem aos homens e mulheres que, com o suor dos seus rostos, ajudam a construir e a tornar grande este País”, comentou ele.

Agência Trabalhista de Notícias, (IS) com Informações do Governo do Rio Grande do Sul