Cassiá quer eventos do CTG Porteira das Missões como patrimônio do RS

PTB Notícias 24/03/2009, 15:32


A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, nesta terça-feira (24/03), o projeto de lei 122/2007 de autoria do deputado Cassiá Carpes (PTB/RS), que declara integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado o Rodeio Artístico-Cultural e a Festa Campeira do Centro de Tradições Gaúchas Porteira das Missões, realizados no município de Cerro Largo.

O objetivo da iniciativa é proporcionar o devido reconhecimento a um dos primeiros CTGs fundados no Estado e pela promoção desses eventos culturais.

Conforme o parlamentar, o Rodeio Artístico-Cultural e a Festa Campeira são indicadores da relação recíproca do município com as entidades folclóricas, que são expressadas no número de entidades tradicionalistas que participam do evento.

Entre eles estão departamentos, piquetes, Centros de Tradições Gaúchas, Terceira Região Tradicionalista e o Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Da mesma forma, o Parque de Exposições, onde são realizados os eventos, é uma referência reconhecida do folclore gaúcho.

“São dezenas de grupos artísticos da cultura gaúcha que preservam a história, os costumes regionais do nosso Estado.

Esta proposta vem ao encontro do que prevê a Constituição Estadual de estímulo e apoio à cultura em suas múltiplas manifestações”, justificou ele.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da ALRS)