Cassio Trogildo é reeleito para a presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre

PTB Notícias 2/01/2017, 9:09


Imagem

A Câmara Municipal de Porto Alegre empossou, na tarde deste domingo (1º/1), os 36 vereadores eleitos para a nova Legislatura que se inicia na capital do Rio Grande do Sul, agora comandada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). Na sessão, iniciada às 15h30min pelo presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo (PTB), em um Plenário Otávio Rocha lotado, foi anunciada também a composição da futura Mesa Diretora do Parlamento da Capital, com a reeleição de Trogildo para a presidência, por 28 votos favoráveis, sete contrários e uma abstenção.

A eleição da Mesa aconteceu logo após a entrega dos diplomas e das declarações de bens e do juramento realizado pelos vereadores eleitos. Nesse momento, Trogildo anunciou a abertura de prazo para a inscrição de chapas para a Mesa Diretora e fez a leitura de uma decisão judicial que concedeu o direito à proporcionalidade nos cargos da Mesa Diretora e comissões permanentes ao bloco formalizado por PT e PSOL, interrompendo por cinco minutos a sessão para os ajustes necessários à composição do futuro comando do Legislativo.

Trogildo reeleito

Ao reabrir a sessão, Trogildo passou a presidência dos trabalhos ao vereador Mauro Pinheiro (Rede), que anunciou a inscrição das candidaturas de Trogildo e Professor Alex Fraga (PSOL) para a presidência do Legislativo em 2017. Após reeleito, Trogildo reassumiu o comando da sessão para a eleição dos demais cargos da Mesa Diretora e a posse do prefeito Nelson Marchezan Júnior e do vice-prefeito Gustavo Paim, que aguardaram por mais de 40 minutos o desenrolar da disputa entre os blocos para a direção do Legislativo.

Com a disputa, tendo o nome do vereador Alex Fraga sido apresentado para todas as posições pelo bloco PT/PSOL, a votação para a Mesa Diretora 2017 seguiu individualmente cargo a cargo, sendo eleitos como 1º e 2º vices-presidentes, respectivamente, os vereadores Valter Nagelstein (PMDB) e Cláudio Janta (SD). Para a 1ª e a 2ª secretarias, foram eleitos, respectivamente, os vereadores Mauro Pinheiro (Rede) e João Carlos Nedel (PP). Para estes quatro cargos, os eleitos receberam 29 votos, enquanto Prof. Alex Fraga recebeu sete votos.

Agência Trabalhista de Notícias