Cassio Trogildo presidirá Frente Pró Ampliação do Aeroporto Salgado Filho

PTB Notícias 20/05/2015, 8:56


A Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) instalou, na terça-feira (19/5/2015), a Frente Parlamentar Pró Ampliação do Aeroporto Salgado Filho.

O ato de instalação ocorreu no Plenário Otávio Rocha, da Câmara.

Segundo o vereador proponente, Cassio Trogildo (PTB), a frente tem por objetivo articular ações entre órgãos governamentais, incluindo o setor privado, para discutir e realizar estudos, elevando o debate sobre o tema, de forma democrática e plural.

“A ampliação da pista é um dos fatores estratégicos primordiais para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Mercosul, significando uma profunda transformação no perfil produtivo e gerador de riquezas para a Região Sul”, afirmou Trogildo, que presidirá a frente parlamentar.

Cassio Trogildo destacou que o acompanhamento do Comitê Técnico para a ampliação do Aeroporto Salgado Filho mantém um trabalho conjunto em prol de um novo conceito de aeroporto em Porto Alegre.

“Já tivemos uma audiência pública em prol da ampliação do aeroporto e nela tratamos das remoções das famílias que vivem no entorno do local da ampliação.

Este fato está praticamente resolvido, tendo apenas algumas áreas que ainda precisam ser desabitadas”, disse.

O vereador ressaltou que essas remoções são necessárias para a execução dos 920 metros da pista, para que se possa receber aviões cargueiros e aviões de grande porte no aeroporto, “diminuindo o prejuízo que estamos tendo por não receber esses tipos de veículos”.

O representante da Assembleia Legislativa e presidente estadual do Comitê Pró Ampliação do Aeroporto Salgado Filho, deputado Maurício Dziedricki (PTB), afirmou que é preciso capacitar e qualificar o aeroporto para que o turismo na capital gaúcha seja valorizado, atraindo conquistas para a cidade.

“A qualificação do Salgado Filho demonstra um investimento sólido para Porto Alegre, e os parlamentares estão comprometidos com este movimento”, disse.

O coordenador do Comitê de Defesa do Aeroporto Salgado Filho, Alcebíades Santini, destacou que a entidade foi criada em janeiro de 2015 para acelerar o processo de ampliação do aeroporto.

“Sabemos que o prefeito José Fortunati (PDT) é a favor da ampliação.

No entanto, o secretário da Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, é contrário à reforma.

Com isso, precisamos do apoio dos parlamentares para que a ampliação saia do papel e torne-se realidade”, afirmou.

O comitê representa 70 entidades que defendem a ampliação do Aeroporto Salgado Filho.

Alcebíades destacou que o projeto de reforma foi aprovado há sete anos, no entanto, somente em 2015 a Infraero aprovou a ampliação.

“O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, já tem o projeto em mãos e está analisando se haverá um edital de licitação para empresas que se dispuserem a executar a obra ou a ampliação ocorrerá por meio de concessão”, ressaltou.

Segundo Alcebíades Santini, com a consolidação do projeto, o início das obras devem começar ainda em 2015, com término previsto para 2016.

O procurador do Ministério Público Federal Enrico Rodrigues de Freitas saudou a iniciativa da Câmara Municipal ao instalar a Frente Parlamentar Pró Ampliação da Pista do Aeroporto Salgado Filho.

“Estamos acompanhando o processo, pois essa é a finalidade do Ministério Público, para acelerar o processo como um catalisador no caminho de uma solução”, disse.

Freitas disse ainda que há necessidade da participação do Ministério Público Federal para que haja, em todo o processo de ampliação, uma fiscalização jurídica e pública.

“Queremos realizar uma reunião com o prefeito de Porto Alegre e a Infraero para saber quais são as condições para a realização da obras, como, por exemplo, a eficiência econômica do projeto para os cofres públicos”, concluiu.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara Municipal de Porto Alegre Foto: Guilherme Almeida/CMPA