Castelo Branco quer proibir entrada de torcedores alcoolizados em estádios

PTB Notícias 14/05/2014, 16:46

Preocupado com a segurança dos torcedores nos estádios, diante dos recentes casos de agressões, xingamentos e até mesmo morte, o vereador Reizo Castelo Branco (PTB-AM) criou e deu entrada, nesta quarta-feira (14/5/2014), na Câmara Municipal de Manaus, no projeto de lei 144/2014, que visa proibir o “Acesso do torcedor que esteja sob influência de álcool em estádios esportivos no âmbito do município de Manaus”.

A responsabilidade de fiscalização ficará sob a entidade responsável pela organização da competição, ou a entidade de prática desportiva detentora do mando de jogo, que deverá aplicar o teste “Ar Alveolar” — Etilômetro, por meio de um aparelho destinado à medição do teor alcoólico no ar exatamente no momento do ingresso dos torcedores ao estádio.

Os torcedores serão selecionados para essa medição ao demonstrar indícios de comportamento psicomotor alterado.

Ao ser constatado qualquer concentração de álcool por litro de ar alveolar do torcedor, fica impedida a sua entrada ao estádio e a perda do valor do ingresso.

O projeto tem a “missão” de prevenir a violência nestes espaços pela obviedade da contribuição do álcool para alteração de ânimos, que colabora para a ocorrência dos episódios de violência.

Pesquisas apontam que uma pessoa que tenha consumido, mesmo que seja uma pequena quantidade de álcool, fica com reflexos comprometidos, e muitas vezes violentos.

“Este projeto de lei interfere diretamente na proteção da vida do ser humano, que não tem preço, viabilizando a segurança dos torcedores nos estádios de futebol”, ressaltou Reizo.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria do vereador Reizo Castelo Branco (PTB-AM)Foto: Tiago Corrêa – DIRCOM/CMM