Catadores de recicláveis recebem cuidados em saúde bucal

PTB Notícias 27/03/2010, 10:40

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), e os parceiros do Projeto Desenvolvimento Regional – DRS Reciclagem – realizam neste sábado (27/03), a partir das 8h, na Escola Municipal Lisandro Tito de Oliveira, no Parque Dagmar Mazza, a ação Sorriso Saudável.

Os catadores de materiais recicláveis atendidos pelo projeto vão receber kits de higiene bucal e informações sobre os cuidados que devem ter com a saúde da boca.

Também neste final de semana, nos dias 27 e 28, os catadores participam de um curso de formação em Relações Humanas, que tem como objetivo fortalecer e facilitar o relacionamento dos participantes do projeto.

Segundo a secretária da SEMTCAS, Graça Amorim, do PTB, a atividade visa a integração, o companheirismo e a cooperação dos catadores.

“Como resultado, esperamos uni-los em uma cooperativa, que é um dos principais objetivos do Projeto”, acrescenta.

O Projeto Reciclagem é coordenado pela Prefeitura de Teresina, através da SEMTCAS, em parceria com a associação de moradores, Banco do Brasil, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Caixa Econômica Federal e Organização das Cooperativas do Piauí (OCEPI).

A ação faz parte do projeto que promove a inclusão social de catadores de materiais recicláveis através de um amplo programa de orientação profissional, técnica, administrativa e de educação ambiental, beneficiando mais de 200 famílias que dependem diretamente da atividade de recolhimento de material reciclável no aterro sanitário da cidade.

De acordo com a Assistente Social e articuladora do projeto, Gersânia Mendes Sá, além das ações de educação e assistência, o projeto também promove ações de saúde para os catadores com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.

“Esta atividade é voltada tanto para os catadores quanto para suas famílias.

Nesse dia, uma equipe de odontólogos estará levando as orientações e materiais necessários para manter uma boa higiene bucal e conseqüentemente, condições adequadas de saúde”, ressalta.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal TV Canal 13