Célia é reeleita presidente do Consórcio de Resíduos Sólidos do Agreste

PTB Notícias 23/12/2014, 10:31


Em reunião ocorrida nesta segunda-feira (22/12), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió, a prefeita de Arapiraca (AL), Célia Rocha (PTB), foi reeleita presidente do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste (Conagreste).

O consórcio é formando por 20 municípios da região, que juntos estão buscando soluções, com o apoio da AMA, Instituto do Meio Ambiente (IMA), entre outras entidades, para fortalecer as ações de construção de aterros sanitários.

Célia Rocha foi reeleita para um mandato por mais dois anos à frente do Conagreste.

Durante a reunião ocorrida em Maceió, ficou definido também que o grupo fará novas ações para que , em 2015, com a definição clara da fonte de recursos, os processos de criação dos aterros avancem.

Hoje apenas um está praticamente concluído ,mas ainda com dificuldades no quesito processo de gestão.

O prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, que participa do grupo de gestão ,não vê outra saída para os municípios que não seja o compartilhamento dos processos.

Como exemplo ele dá a economia do município que administra com a compra de parte de medicamentos necessários, cerca de R$ 400 mil/ano.

Assim como a saúde, os projetos dos aterros sanitários só serão viabilizados a partir do consorciamento.

“Essa é a forma que o governo federal está adotando e que o futuro governador deva adotar para otimizar os recursos”, acrescenta o diretor da AMA, prefeito Marcelo Beltrão.

Para atender a determinação da lei e as exigências do MP, os prefeitos estão criando alguns soluções para executar o projeto de coleta seletiva e viabilizando junto a rede de educação matéria na grade curricular com o tema reciclagem.

Um grupo de Trabalho com a participação de prefeitos e órgãos como Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Instituto do Meio Ambiente, Secretarias Estaduais do Meio Ambiente, Educação, Planejamento, Saúde, Trabalho e Infraestrutura está acompanhando os trabalhos dentro da lei vigente.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal da Prefeitura de ArapiracaFoto: Divulgação/Assessoria