Célia participa de Seminário para entrega do Relatório de Estudos do SUS

PTB Notícias 11/10/2011, 14:28

“Reforma Sanitária – Caminhos para o SUS da Universalidade e da Integralidade” foi o tema do Seminário da SubComissão Especial Destinada a Tratar do Financiamento, Reestruturação, Organização e Funcionamento do Sistema Único de Saúde-SUS.

O relator Dep.

Rogério Carvalho apresentou uma síntese dos problemas enfrentados e das principais propostas para o SUS, como: o padrão da integralidade; programação geral de ações e serviços de saúde individuais e coletivos; responsabilidade sanitária; índice de valorização da vida; sistema de garantia de acesso e muitos outros.

Não deixando, portanto de ressaltar que é necessário dobrar os gastos com a saúde e que, se preciso for deve-se criar sim um meio alternativo para adquirir recursos (novo imposto).

A Deputada Célia Rocha-PTB/AL, vice-presidente da Subcomissão enfatizou a necessidade de reestruturação no Sistema, bem como o aumento de recursos, e apesar do relatório ser muito meticuloso e consistente, disse: “O Brasil possui recursos para a Copa, e muitas outras atividades, não que não seja importante, mas a saúde deve vir em primeiro lugar, além do mais não sou a favor da criação de um novo imposto”.

Muitas foram as defesas em favor do funcionamento do SUS, inclusive que ele atenda a todos os brasileiros, independentemente de classe social.

Ivana Souza – Agência Trabalhista de Notícias, com informações da assessoria de imprensa da deputada Célia Rocha