Célia Rocha discute rumos da educação com prefeitos do Agreste de Alagoas

PTB Notícias 30/01/2015, 16:16


A prefeita de Arapiraca (AL), Célia Rocha, se reuniu na quinta-feira (29/1/2015) com 10 prefeitos alagoanos para definir os rumos da educação do Estado.

O encontro aconteceu no Centro Administrativo Antônio Rocha, bairro de Santa Edwiges.

Ao lado da secretária municipal de Educação (SME), Gorete Queiroz, e da subsecretária da pasta, Patrícia Madeiro, Célia pontuou a preocupação no âmbito regional.

“Não basta apenas Arapiraca avançar neste sentido, mas todos os municípios em redor”, diz.

Por isso, a prefeita petebista salientou a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Márcio Marques, para que fique ciente do que poderá chegar em breve na plenária legislativa em prol de uma melhor educação para todos.

A reunião teve presença do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito e Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PTB), e nela foram apontadas as principais dificuldades de cada cidade justamente no tocante educacional.

Na oportunidade, o advogado e consultor da AMA, Geraldo Monteiro, fez uma explanação acerca da expectativa dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para 2015 e também o piso do magistério.

Célia Rocha e Marcelo Beltrão defenderam que é necessário antes a realização de um estudo técnico sobre a administração dos recursos destinados para a educação, para que as decisões sobre o setor sejam tomadas de forma coletiva pelos prefeitos reunidos.

“Não existe educação de qualidade sem planejamento devido”, comenta Beltrão.

As propostas do vice-governador e secretário de Estado de Educação, Luciano Barbosa (PMDB), começaram a ser discutidas pelos prefeitos.

Ele apresentou, no dia 19 de janeiro, na sede da AMA, as propostas de municipalização da educação e a parceria entre Estado e município para criar um novo modelo de gestão para a educação.

Este encontro foi o primeiro do processo de interiorização da AMA, que pretende realizar reuniões regionais periodicamente.

Estiveram nele ainda os prefeitos José de Sena Netto, o “Seninha”, de Coité do Noia; Álvaro Bezerra, de Lagoa da Canoa, e sua secretária de Educação, Cláudia Santos; Bruno Albuquerque, de Craíbas; Maria Conceição Tavares, de Traipu; Oliveiro Torres, de Igaci; Miguel Joaquim dos Santos, de Campo Grande; Veridiano Almir, de Feira Grande; e Maria Suzanice Higino, a “Suzi”, de Olho D”água Grande, além de Luiz César Soares, representando a AMA.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de ArapiracaFoto: Divulgação/Prefeitura de Arapiraca