Célia Rocha e BNB traçam planos para beneficiar agricultores de Arapiraca

PTB Notícias 4/03/2013, 8:22


A prefeita de Arapiraca (AL), Célia Rocha (PTB), esteve reunida com o superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Alagoas, Antônio César de Santana, na sexta-feira (1/3/2013), para fortalecer ações na agricultura familiar, com apresentação de planos de incetivo para o pagamento e liquidação das dívidas do pequenos produtores do município.

O encontro ocorreu no Centro Administrativo Municipal e contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, Rui Palmeira de Medeiros, a secretária de Planejamento, Edna Pereira, a secretária de Indústria e Comércio, Myrka Lúcio, secretário de Obras e Viação, Moyses Montenegro, gerente de Governo do BNB, Ítalo Seixas, gerente de Desenvolvimento Territorial, Márcia Teixeira, gerente da agência do BNB em Arapiraca, Carlos Virgílio, e o agente de desenvolvimento, Auvanildo Araújo.

Durante o encontro com Célia Rocha, ficou definido que a prefeitura de Arapiraca, em parceria com o Banco do Nordeste, o grupo vai mapear a situação financeira de mais de 900 pequenos produtores.

Desse total, cerca de 860 estão incluídos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) B, e acumulam dívidas no valor de R$ 1,3 milhão.

Já a dívida geral dos pequenos produtores rurais chega à cifra de R$ 7,3 milhões.

O BNB está oferecendo desconto de até 60% para o pagamento da dívida, com prazo de até dez anos, dependendo da situação de cada agricultor.

Ainda durante a reunião, a prefeita Célia Rocha disse que a intenção é fortalecer a agricultura familiar no município, com a adoção dos planos de incetivo ao pagamento das dívidas rurais, e a possibilidade concreta de novos investimentos no setor, como assistência técnica rural, verbas para aquisição de máquinas e implementos e recursos para novos financiamentos no campo.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Tribuna Hoje