Célia Rocha entrega Casa Integrada do Trabalho à população de Arapiraca

PTB Notícias 23/10/2013, 7:01


A prefeita de Arapiraca (AL), Célia Rocha (PTB), inaugurou na terça-feira (22/10/2013) a Casa Integrada do Trabalho, na Rua São Francico, centro comercial do município.

O local agrega vários equipamentos municipais, estaduais e federais para dar maior acesso à população no que se refere à oportunidade de emprego e capacitação.

Funcionam agora na unidade inédita o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Arapiraca, o Centro de Capacitação Profissional de Arapiraca (CCPAR), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Programa de Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), com diversos cursos gratuitos, como corte e costura, cabelereiro, maquiagem, vendas e operador de caixa, por exemplo.

Acompanhada do vice Yale Fernandes (PMDB) e da secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio, a prefeita Célia Rocha elogiou todo o empenho de todos da pasta na realização deste tão sonhado projeto de unificação.

Estavam presentes também o secretariado municipal de Arapiraca, o vereador Roninho (PT), o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) e representantes de diversas empresas da terra.

Houve execução do Hino de Arapiraca pelo coral de jovens da Escola de Tempo Integral Pontes de Miranda.

Agradecendo também o empenho do secretário de Estado de Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberto Sextafeira, e o superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Isarel Lessa, pelas parcerias executadas ao longo do processo, Célia destacou o momento que vive a cidade em pleno desenvolvimento.

“Esse é um dia que almejávamos há muito.

Um único lugar em que agrupasse todo o desejo do arapiraquense a aprender mais, a se capacitar, a se postar diante de uma entrevista de emprego, tudo isto gratuitamente.

Como região metropolitana que é, Arapiraca precisava de um amparo como este a seu povo, que é aguerrido, que corre atrás de seus sonhos.

A oportunidade está aqui, ao alcance de todos”, pontua Célia Rocha.

Segundo a secretária da Semics, elogiada pela prefeita e por Alberto Sextafeira, foram realizados só este ano cerca de oito mil atendimentos pelo Sine.

“Até o dia 10 deste mês de outubro, nós colocamos no mercado de trabalho mais de três mil pessoas.

Aqui tudo é gratuito.

Só cobramos o sucesso do trabalhador arapiraquense”, diz Myrka Lúcio.

Ela ressaltou que foi a prefeita quem trouxe o Sine para a cidade em 1997, em sua gestão anterior, e hoje avança mais ainda com a Casa Integrada do Trabalho.

O local oferecerá intermediação de mão de obra para o mercado de trabalho, além de inclusão produtiva das pessas em situação de vunerabilidade social e, em especial, as pessoas com deficência, tendo foco de promover a autonomia dos usuários.

“A prefeita Célia é uma visionária.

Em seu primeiro mandato municipal, trouxe o Sine e hoje esta casa unificada oferece serviços de qualificação profissional, capacitação de vagas e orientação psicológica para o trabalhor – fato este inédito em Arapiraca”, comenta a secretária de Indústria, Comércio e Serviços.

Pelo Centro de Capacitação Profissional de Arapiraca (CCPAR), mais de 3.

200 inscrições foram feitas para cursos do Serviço Nacional do Comércio (Senac), Serviço Nacional da Indústria (Senai) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

“Esse espaço iniciou seus trabalhos dando certo.

É importantíssima esta parceria firmada com o Ministério do Trabalho.

Posso dizer que, em nome do governo estadual, Alagoas está orgulhosa desta cidade – e, mais ainda, deve estar sua população.

Não dá para mudar a matriz empregatícia, se o empregador não dá oportunidade.

E isto Arapiraca está dando: oportunidade.

Hoje é um dia muito feliz”, disse o secretário Alberto Sextafeira.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Alagoas 24 Horas