Célia Rocha faz explanação sobre doação de órgãos e transplantes

PTB Notícias 12/04/2011, 7:43


Nesta segunda-feira (11/04), a Deputada Federal Célia Rocha (PTB/AL), médica pediatra, explanou sobre “Doação de Órgãos e Transplantes no Brasil”.

A Deputada Célia Rocha abordou os mitos e fantasias que rondam os transplantes de órgãos.

Histórias de sequestros de pessoas para retirada e venda de órgãos, o que não condiz à realidade de um transplante, pois procedimentos laboratoriais e de tempo/hora rigorosos são necessários para execução de cirurgia dessa natureza.

A aprovação da Emenda 29 foi também, ponto importante, e, de consenso, ressaltada pela Deputada Célia Rocha.

“Uma das medidas para minimizar o subfinanciamento da Saúde Pública, Minimizar, porque já sabemos que o problema não será resolvido.

Precisamos regulamentar a Emenda Constitucional 29 – que determina percentuais de aplicação de verbas na área por Estados, Municípios e pela União e define o que são ações e serviços em saúde, reforçando o que já está explícito nos artigos 5º e 6º da Lei 8.

080 que dispõe sobre a organização e o funcionamento dos Serviços de Saúde.

“Finalizando Célia Rocha, disse: “doar é um ato de amor, e amor salva vidas”.

E que, “Apesar de o Brasil possuir o maior programa público de transplantes do mundo, que paga 92%, das setenta cirurgias realizadas todos os dias é preciso que as Instituições Públicas promovam mais Campanhas de esclarecimento em prol da saúde”.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações da Ascom Célia Rocha