Célia Rocha garante convênio que revitalizará fecularia em Arapiraca (AL)

PTB Notícias 27/05/2013, 7:09

A prefeita Célia Rocha (PTB) assinou, na sexta-feira (24/5/2013), convênio que vai garantir a revitalização da Fecularia do Agreste, instalada na comunidade de Bálsamo, na zona rural de Arapiraca (AL).

A Cooperativa dos Agricultores do Agreste (Cooperagro) será a mantenedora do empreendimento, que passa a ter um novo modelo de produção de fécula de mandioca, por meio da goma hidratada.

O produto tem 45% de umidade, um percentual bem superior à fécula, que era produzida com um teor de apenas 13% de água.

A goma hidratada foi estudada para ser produzida em Alagoas, após intercâmbio com investidores do sul do país.

“Esse é um momento muito importante para mim e para todos os produtores de mandioca de nossa região”, declarou Célia Rocha, destacando o apoio do Arranjo Produtivo da Mandioca, Sebrae, Conab, Codevasf, Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), associações e sindicatos rurais.

A solenidade de assinatura do convênio ocorreu no Centro Administrativo Municipal e contou com a presença dos secretários de Agricultura, Rui Medeiros, e de Planejamento, Edina Pereira, além do deputado federal Givaldo Carimbão (PSB); presidente da Câmara Setorial da Mandioca, Eloísio Júnior Lopes, e do presidente da Cooperagro, Evaldo Pereira, entre outras personalidades.

ToneladasDurante a cerimônia, o presidente da Câmara Setorial de Mandioca, Eloísio Junior Lopes, revelou que os produtores do Agreste conseguiram vencer uma chamada pública para a venda de 360 toneladas de mandioca para o Distrito Federal.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal 96 FM