Célia Rocha inaugura centro de atendimento a moradores de rua em Arapiraca

PTB Notícias 30/10/2013, 15:29


Como parte da programação alusiva aos 89 anos de emancipação política de Arapiraca, na terça-feira (29/10/2013), a prefeita Célia Rocha (PTB), o vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB) e o secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, entregaram à população o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – o Centro POP.

O espaço está localizado na Rua Professor Domingos Correia, nas proximidades da universidade Unopar, e recebeu o nome da assistente social e pedagoga Shirley Canuto Alves, que dedicou sua vida ao atendimento a pessoas carentes.

A solenidade também contou com a presença da coordenadora do Centro POP, Telma Freire; do vereador Fábio Rogério (PR), do monsenhor Aldo Brandão; do padre redentorista Eugênio Alexandre, de secretários municipais e convidados.

Na abertura da cerimônia de inauguração, o secretário Daniel Rocha exibiu um áudio com a entrevista de uma emissora de rádio local com o ex-serralheiro e morador de rua Márcio, que deixou a cidade de Natal (RN) para viver em outras cidades.

Depois de ouvir o áudio, o monsenhor Aldo Brandão destacou a importância do Centro POP para atender as pessoas mais necessitadas.

Social”A prefeita Célia e equipe estão de parabéns, pela continuidade de um trabalho iniciado há vários anos pela Igreja, uma vez que o essencial é dar oportunidade às pessoas”, disse o monsenhor.

Em seguida, o religioso abençoou as instalações do prédio, que será destinado como referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS.

A unidade será um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito.

Em parceria com o governo federal, o Centro POP ofertará também o Serviço Especializado em Abordagem Social, conforme avaliação e planejamento do órgão gestor local, ampliando o desempenho da oferta do serviço especializado para pessoas com vulnerabilidade social.

Na sequência da programação, alunas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) cantaram o hino de Arapiraca, sendo acompanhadas pelas autoridades e convidados.

A jovem Amanda Ponciano cantou a música Céu Azul, da banda Charlie Brown Jr.

Por sua vez, a coordenadora do Centro POP, Telma Freire, agradeceu o apoio da prefeita Célia e equipe do secretário Daniel Rocha.

Ela apresentou o grupo de trabalho, formado por assistentes sociais, psicólogas, orientadora social, terapeuta ocupacional, técnica de enfermagem, auxiliares e monitor.

“É muito importante esse apoio, para que possamos ajudar as pessoas que vivem a exclusão e dar oportunidades de reinserção na vida em sociedade”, declarou.

Ainda durante o evento, familiares da homenageada, a assistente social Shirley Canuto – falecida em 2007- participaram de homenagens com a prefeita Célia Rocha e secretário Daniel Rocha, que aproveitou o momento para reafirmar o compromisso da gestão municipal em cuidar das pessoas.

A prefeita Célia Rocha, a aniversariante do dia, recebeu novas homenagens e enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Assistência Social.

“Desde a época de vereador que Daniel passou a enxergar com outros olhos essas questões sociais, defendendo as causas dos portadores de deficiência, dependentes químicos e dos menos favorecidos.

É muito gratificante para uma gestora contar com uma equipe preocupada com essas questões sociais”, completou a prefeita.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de ArapiracaFoto: Prefeitura de Arapiraca