Célia Rocha propõe debate sobre uso indevido de agrotóxicos em Alagoas

PTB Notícias 25/10/2011, 8:34


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal vai realizar reunião técnica para debater a extensão rural e uso indevido de agrotóxicos na agricultura familiar no município de Arapiraca (AL).

O debate, ainda sem data marcada, foi solicitado pela deputada Célia Rocha (PTB-AL).

De acordo com a deputada, o município de Arapiraca ao longo dos anos foi trocando a monocultura do fumo para a diversidade da agricultura, sendo o maior centro distribuidor de hortaliças para os municípios vizinhos.

Ela afirma que a região é responsável por 92% das folhosas (alface, coentro, cebolinha e couve) que abastecem as centrais de abastecimento (Ceasa) de Maceió e alguns municípios de Pernambuco, Sergipe e Bahia.

Segundo Célia Rocha, existem fragilidades, riscos e deficiências que a agricultura de base familiar vive, e na expectativa de contribuir para o desenvolvimento rural de forma sustentável, é preciso capacitar e qualificar os produtores rurais, visando o aumento da produção de alimentos, com a utilização de insumos e agrotóxicos que não causem danos à saúde e a preservação do meio ambiente.

Será convidado para a reunião, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco, Júlio Zoé de Brito.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Agência Câmara