Célia Rocha visita sede da Associação das Mulheres Produtoras de Bolos

PTB Notícias 31/05/2014, 7:23


Na manhã desta sexta (30/05), a prefeita de Arapiraca (AL), Célia Rocha (PTB), esteve na sede da Associação das Mulheres Produtoras de Bolos (Amprobolos), localizada na comunidade Baixa do Capim.

A prefeita foi conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido na associação e parabenizar as mulheres pela conquista do Prêmio Prefeito Empreendedor.

Os subsecretários municipais de Agricultura, Elielton Amaral e da Indústria e Comércio, Sandra Alves acompanharam a prefeita na visita à comunidade.

A sétima edição do prêmio Prefeito Empreendedor foi concedido pelo Sebrae, ao município de Arapiraca, em reconhecimento a iniciativa de empreendedorismo desenvolvido em sete comunidades rurais.

Além da Baixa da Onça,as comunidades da Taboquinha, Poção, Lagoa do Mato, Pé Leve Velho, Bálsamo e Baixa do Capim, também foram contempladas com o prêmio.

Na comunidade Baixa da Onça, vinte e cinco mulheres produzem bolos, broas e doces, tendo como matéria-prima, a macaxeira.

Nas outras comunidades também são produzidos alimentos, cultivado o plantio de hortaliças, de frutas, grãos e raízes.

Os alimentos produzidos nas comunidades rurais são vendidos diretamente ao município, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A produção é destinada às escolas da rede municipal de ensino, para fazer parte do cardápio da merenda escolar.

Os alimentos também são inseridos nas cestas báscias nutricionais, distribuídas as famílias cadastradas nos programas sociais desenvolvidos pelo município.

A prefeita Célia Rocha disse que o município, através das secretarias de Agricultura e Indústria e Comércio, identificou as potencialidades de cada comunidade rural, ofereceu capacitação e através de convênios com os governos estadual e federal estruturou as associações.

Célia Rocha informou que em 2012 através de emendas parlamentares quando exercia o mandato de deputada federal, incrementou o setor agrícola, disponibilizando R$ 4 milhões de reais, para aquisição de maquinários, veículos, equipamentos agrícolas a aquisição de três cozinhas industriais comunitárias.

“Parabéns a todas vocês, homens e mulheres do campo que são guerreiros, que estão conquistando a geração de renda e sustentabilidade no local onde vocês moram.

Esse prêmio nos enche de orgulho e aumenta o nosso compromisso de incentivar o empreendedorismo nas comunidades rurais” afirmou a prefeita.

Laressa Macedo, presidente da Amprobolos, disse que a associação já produz bolos, broas e até pudim de macaxeira.

O objetivo é diversificar ainda mais a oferta de alimentos.

O prêmio trouxe mais incentivo e aumentou a auto-estima das mulheres das comunidades que desenvolvem projetos como esse.

“A gente não sabia que o nosso trabalho pudesse ser reconhecido por uma instituição tão renomada como o Sebrae.

Agora, vamos até Brasília, apresentar o nosso trabalho e quem sabe conquistar o prêmio nacional” afirmou entusiamada”.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca (AL) Foto: Divulgação