Centenas de mulheres prestigiam encontro do PTB Mulher em Salvador

PTB Notícias 26/10/2015, 8:05


A presidente nacional do PTB Mulher, Marlene Campos Machado, participou em Salvador (BA), no sábado (24/10/2015), do encontro “PTB Mulher Presente” – evento idealizado pelo movimento feminino do partido que reúne palestras sobre oratória e reforma política.

Na ocasião, centenas de lideranças, de mais de 40 cidades da Bahia, reafirmaram a primeira capital do país também como uma das pioneiras em incentivar, com afinco, a participação feminina na política.

Prestigiaram o evento o vice-presidente nacional do PTB, deputado Benito Gama (BA); o presidente do PTB da Bahia e prefeito de Sapeaçu, Jonival Lucas; o deputado Antonio Brito (BA); as presidentes do PTB Mulher da Bahia, Evana Gomes, e de Salvador, Taíssa Gama; a secretária-geral do PTB Mulher, Vera Gorgulho; lideranças e pré-candidatos de todo o Estado.

(/_tinyimg/PTBMulherPresente-BA-PresidenteMarleneCamposMachado-3.

jpg) Em seu discurso, a presidente Marlene Campos Machado destacou a força do partido e sua história de lutas pelas mulheres.

“Vivemos um grande momento dos nossos 70 anos de história.

Somos um partido que sempre valorizou o papel da mulher na sociedade e esse grandioso evento é a prova disso, de que o PTB não quer só cotas, ele quer que essas mulheres tenham vida partidária, participem e tragam as suas ideias, tragam os seus projetos”, afirmou Marlene, elogiando e agradecendo o apoio da executiva e da presidente nacional do PTB, deputada Cristiane Brasil (RJ), na ocasião representada por Vera Gorgulho.

(/_tinyimg/PTBMulherPresente-BA-JonivalLucas.

jpg) Os anfitriões do evento, Jonival Lucas e Evana Gomes, destacaram a predisposição do público em participar das ações partidárias.

“Para nós, do PTB, é importante ver pessoas que vieram de longe ou que deixaram seus afazeres, seu compromisso com filhos e família, o que é a prova da importância que a mulher tem em todo o processo político no Brasil”, discursou Jonival.

(/_tinyimg/PTBMulherPresente-BA-EvanaGomes.

jpg) Evana Gomes destacou as gerações futuras.

Para a trabalhista, “o PTB quer deixar um legado para os nossos filhos e netos, e isso só é possível participando e incentivando”, afirmou Evana, que, em seguida, parafraseou a presidente do Chile, Michelle Bachelet: “Uma mulher na política, muda a mulher, mas várias mulheres na política, o que muda é a política”.

O vice-presidente Benito Gama colocou o que chamou de “poder de criação” feminino como imprescindível para o meio político e ressaltou a importância do ato de candidatar-se e participar de disputas eleitorais.

(/_tinyimg/PTBMulherPresente-BA-BenitoGama.

jpg) “As mulheres criam os filhos, criam a família, por que não ajudar a criar um município, um partido? [.

.

.

] O lugar de todos nós é na disputa política positiva, seja para vereadora, para ser vice-prefeita ou prefeita, futuras deputadas ou até futuras governadoras.

Esse é o fundamento que temos que trabalhar, porque as mulheres são muito competentes”, completou.

Em seguida, o deputado Antonio Brito pontuou que a política começa nas relações humanas das pessoas com as pessoas, algo que, segundo ele, está presente no cotidiano feminino.

(/_tinyimg/PTBMulherPresente-BA-AntonioBrito.

jpg) Para Brito, “são elas que nos ensinam a cada momento.

.

.

seja como mães, como esposas ou como filhas”.

“É por isso que os programas sociais são focados na mulher, porque, assim, eles realmente acontecem, pois ela, geralmente, é preocupada com seu marido e com seus filhos, com a família”.

“A Bahia já suplantou qualquer cota, a mulher sabe o que faz.

Nós, homens, que temos que saber o nosso lugar e o nosso lugar é atrás das mulheres”, afirmou o deputado, sendo “contestado”, em tom amigável, por Marlene que, em seguida, colocou a importância do apoio masculino e que ambos andem lado a lado.

Mas insistiu: “Nada disso, presidente [Marlene], quem manda são vocês”, também em reverência ao trabalho da líder das mulheres trabalhistas.

Presidentes empossadasNa oportunidade, Marlene Campos Machado deu posse a presidentes do PTB Mulher de diversos municípios, representados na mesa de honra por Taíssa Gama, presidente do PTB Mulher soteropolitano e pré-candidata a vereadora.

(/_tinyimg/PTBMulherPresente-BA-TaissaGama1.

jpg) “É uma honra assumir a presidência.

Comprometo-me a levar o PTB a cada bairro da cidade que eu amo, nasci e fui criada.

E é esse amor que me coloca como pré-candidata”, afirmou Taíssa.

Também foram empossadas as presidentes municipais Rafaela Nascimento (Itapebi), Valéria Damasceno (Cruz das Almas), Isabel Cristina Fernandes (Itambé), Zildeni Gama (Ituaçu), Grazielly Rocha (Vitória da Conquista), Cida Lopes (Itororó), Vilma Solange (Jitaúna), Catiane Solidade (Barra do Rocha), Pryscila Bonfim (Valença), Azizi Araújo (Jacobina), Josiane Almeida (Itaju do Colônia), Suzana Borges (Heliópolis), Josethátima Santana Bispo (Apuarema), Nete Moreno (Camamu) e Eulina Cristina de Santana (Floresta Azul).

Palestras (/_tinyimg/PTBMulherPresente-BA-1.

jpg) Como vem ocorrendo nos eventos do “PTB Mulher Presente”, com edições que passaram por Rio de Janeiro e Minas Gerais, o evento contou com as palestras dos especialistas Antônio Augusto Meyer e Patrícia Cáceres, que falaram sobre reforma política e oratória, respectivamente, tirando dúvidas e orientado pré-candidatos e lideranças trabalhistas.

Entre outros temas, Meyer, que preside a Comissão de Direito Eleitoral da OAB-RS, abordou a diminuição do tempo de campanhas eleitorais, a proibição do financiamento empresarial, dando destaque para a possibilidade da prévia apresentação em veículos de comunicação como pré-candidatos, sem punição.

(/_tinyimg/PTBMulherPresente-BA-4.

jpg) “Isso garantiu aos filiados, que exponham suas plataformas como pré-candidatos [.

.

.

] Foi a mais importante em termos de democracia de informação”, disse.

Entre dicas de fono, empostação e aquecimento vocal, Patrícia destacou a importância de um evento desse porte voltado para o público feminino.

“Esse talento de líder, que há em cada mulher, quando não é aproveitado, é um desperdício”, ressaltou.

Lembranças (/_tinyimg/PTBMulherPresente-BA-BenitoGama-2.

jpg) O presidente de honra do PTB e do PTB Mulher, Roberto Jefferson, foi citado pelos membros da mesa.

“Todos nós temos muito respeito e admiração [por Roberto Jefferson], exemplo de homem público, cidadão e amigo”, disse Benito Gama.

O trabalho do presidente do PTB de São Paulo e secretário-geral da legenda, deputado estadual Campos Machado, também foi lembrado.

O deputado Antonio Brito ressaltou o pioneirismo de Campos em criar, no PTB paulista, 19 departamentos para dialogar com diversos setores da sociedade.

“Quero reverenciar também o marido de Marlene, deputado Campos Machado, grande líder, que, dentro do PTB, já formou todos os mecanismos de fortalecimento, buscando que representantes de diversas classes sociais também façam parte da direção do partido no Estado, por meio dos departamentos.

Um homem de visão, tanto que, lá em São Paulo, o partido tem uma televisão , uma rádio”, disse Brito.

Marli Iglesias, fundadora do PTB Mulher, também foi lembrada por Marlene Campos Machado em seu discurso.

Mesa de honraAlém de Marlene, Benito, Edvaldo, Evana e Taíssa, compuseram a mesa de honra Vera Gorgulho, Solange Medeiros (vice-presidente do PTB Mulher de Salvador) e Lucas Lobão (presidente da Juventude do PTB da Bahia).

(/_tinyimg/PTBMulherPresente-BA-PresidenteMarleneCamposMachado-2.

jpg) Durante o encontro, o grupo cultural Korin Nagô realizou uma apresentação cultural e a vereadora Walquíria Barbosa, primeira presidente do PTB Mulher da Bahia, também foi homenageada.

Ao final, Marlene também falou, brevemente, sobre os desafios enfrentados em sua campanha ao Senado, cujo resultado foram quase 400 mil votos e terminou agradecendo a recepção acalorada e o carinho dos baianos, e ressaltou o pedido feito ao Senhor do Bonfim.

“Fiz um pensamento muito forte para 2016, quando recebi esta fitinha, e tenho certeza de que ele vai fazer toda a diferença em outubro.

“Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do PTB-SP Fotos: Divulgação/PTB-SP e assessoria do deputado Benito Gama (PTB-BA)