Centro de Referência em Saúde do Trabalhador completa 1 ano em Batatais

PTB Notícias 30/09/2007, 17:31

Implantado no município de Batatais pelo governo do Estado de São Paulo graças à interferência do deputado Baleia Rossi, com trabalho do prefeito petebista José Luis Romagnoli e do vice Eduardo Oliveira, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador completou na última quinta-feira, dia 27 de setembro, 1 ano de fundação.

O Cerest, como é conhecido, encontra-se instalado nas dependências do CIAC – Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão de Batatais, e nesse período prestou atendimento médico a 297 trabalhadores, sendo feitos encaminhamentos para outras especialidades como ortopedia, fisioterapia, eletroneuromiografia, unidade de queimados e neurologia.

Além disso, a terapia ocupacional atendeu individualmente e em grupo 183 trabalhadores e 433 pessoas receberam os cuidados da enfermagem, com pré e pós consulta, curativos, retirada de pontos e orientações diversas.

De acordo com o prefeito petebista José Luis Romagnolli, durante esse primeiro ano de implantação do Cerest em Batatais, os profissionais que ali desenvolvem suas atividades realizaram levantamento de dados sobre acidentes de trabalho, do número de empresas do município, participaram de reuniões e encontros de formação na região e na capital e promoveram palestras educativas na Usina Batatais e na Escola Técnica Antônio de Pádua Cardoso, para integrantes do Curso Técnico de Enfermagem.

A Secretária Municipal de Saúde, Luciana Nazar Maluf, lembra que o Cerest é um centro de vigilância à saúde do trabalhador, de assistência, estudo e pesquisa, na área de saúde do trabalhador e meio ambiente do trabalho.

“Batatais ganhou muito com a criação do Cerest e os trabalhadores estão aos poucos usufruindo desse benefício”, destacou.

fonte: site da Prefeitura de Batatais (SP)