Chico Bala apresenta o programa “Minha Primeira Empresa”, em Itumbiara-GO

PTB Notícias 16/01/2014, 17:57

O prefeito da cidade de Itumbiara (GO), o petebista Chico Bala, junto com a Secretaria de Indústria e Comércio (SIC) e Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJE), apresentou na última terça feira (14/01/2014), no Palácio 12 de Outubro, o programa Minha Primeira Empresa.

De acordo com o prefeito, o objetivo é capacitar empreendedores, facilitar a abertura de novas empresas e oferecer sustentabilidade aos negócios abertos, o programa Minha Primeira Empresa está com inscrições abertas para os interessados em participar de novas turmas nas cidades goianas de Inhumas, Itumbiara, Catalão e Luziânia.

As aulas serão realizadas em janeiro, sempre a partir das 19 horas, em datas específicas para cada local – 20 de janeiro, em Inhumas e Itumbiara, 27, em Catalão, e 28 de janeiro, em Luziânia.

As inscrições podem ser feitas pelo site minhaprimeiraempresa.

org.

Como afirmou o prefeito Chico Bala, o programa é resultado de parceria entre Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás (SIC) e Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJE Goiás), e visa orientar futuros empreendedores para a criação do primeiro negócio, acompanhar e oferecer suporte no período considerado mais vulnerável da empresa, contribuir com o acesso ao crédito barato e favorecer o networking entre empreendedores.

Segundo o secretário interino de Indústria e Comércio de Goiás, Rafael Lousa, além dos benefícios ao empreendedor participante, o Minha Primeira Empresa contribui para incrementar o empreendedorismo formal, gerando impactos positivos para toda sociedade, como a formalização de empresas, a geração de empregos diretos e indiretos, aumento da inovação, da oferta de produtos e serviços, da atividade econômica e da sustentabilidade das empresas no primeiro ano, do aumento da renda per capita.

Como funcionaOs inscritos vão passar por seis etapas durante o programa, sendo que a primeira será o “Diagnóstico do Perfil Empreendedor’.

O objetivo é avaliar o participante e ajudá-lo a compreender a personalidade empreendedora, fornecendo informações para a tomada de decisões e condução de negócios.

Após o diagnóstico, todo o trabalho de avaliação será conduzido por um profissional da área de Psicologia, que ficará responsável ainda por repassar os resultados do diagnóstico para o e-mail cadastrado no programa.

Após essa etapa, o participante poderá integrar as próximas etapas, que compreendem Curso de Iniciação ao Empreendedorismo, Curso de Gestão da Primeira Empresa e Plano de Negócios, Criação da Primeira Empresa, Crédito Primeira Empresa.

O Curso de Iniciação ao Empreendedorismo será oferecido durante três dias.

Nesta etapa, os selecionados para a primeira turma vão receber orientações, com aulas expositivas sobre definição, princípios e objetivos de empreendedorismo, o empreendedorismo no mundo e no Brasil, os atributos do empreendedor, estratégias empreendedoras, funções da Administração, conceitos de mercado, ética e trabalho, recursos humanos, noções de administração financeira, noções de marketing e vendas, e casos empresariais.

Também estão programadas aulas com temáticas relacionadas ao conceito de micro e pequena empresa, microempreendedor individual, empreendedor individual de responsabilidade limitada, classificação por faturamento anual, supersimples, linhas de crédito, microproduzir, formalização de empresas, avaliação do curso e informações específicas.

O resultado do Diagnóstico do Perfil Empreendedor e a conclusão do curso de Iniciação ao Empreendedorismo serão requisitos imprescindíveis para que o participante possa integrar a turma do curso de Gestão da Primeira Empresa e Plano de Negócios.

fonte: site da Prefeitura de Itumbiara (GO)