Chico Balla propõe projeto para concessão de estacionamento em Itumbiara

PTB Notícias 23/02/2015, 8:10


O prefeito de Itumbiara (GO), Chico Balla (PTB), enviou, na última semana, para a Câmara Municipal, o projeto de lei 006/2015, que dispõe sobre implantação do novo sistema de estacionamento rotativo pago, para exploração em áreas públicas da cidade.

O projeto de autoria do Poder Executivo autoriza que o município conceda, por meio de licitação, a exploração do serviço.

A concessionária gerencia o serviço, mas parte da receita com a venda dos créditos para estacionamento será repassada para a prefeitura.

Segundo o superintendente municipal de Trânsito, Wilson Salina, na primeira etapa da implantação do novo sistema a empresa deve criar no centro da cidade cerca de 1.

500 vagas.

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) explica ainda que a tecnologia proposta vai permitir o condutor de veículos automotores comprar crédito de estacionamento por meio do telefone celular ou de cartão inteligente, diretamente nos pontos espalhados pelo centro da cidade.

Serão disponibilizados um aplicativo para download pelo celular e um dispositivo eletrônico para ser fixado no para-brisa do veículo.

A partir do momento que o condutor estiver com o sistema implantado e com créditos suficientes, poderá acessar qualquer vaga disponível.

A tecnologia vai possibilitar saber antecipadamente onde há vagas liberadas.

Para isso, cada ponto no estacionamento vai contar com um sensor que se comunica com toda rede controlada pela concessionária.

O sistema, em tempo real, vai permitir inclusive controlar o tempo que o motorista ocupa a vaga ou se está estacionado em local proibido.

O preço a ser pago pelo usuário ainda será definido, mas já foi estabelecido que o valor será cobrado proporcionalmente ao tempo de uso da vaga.

O tempo máximo por usuário numa vaga será de duas horas, e quem ficar apenas 12 minutos no local não será tarifado.

Os créditos são cumulativos, mas mesmo que o condutor tenha mais disponibilidade deles, não poderá continuar por mais tempo na Área Azul, sob pena de receber multa.

O novo sistema garante os direitos de idosos de portadores de necessidades espaciais.

A prefeitura vai adotar um cronograma de implantação do sistema para evitar transtornos.

Monitores serão contratados e treinados pela empresa para orientar os condutores.

Ao mesmo tempo a administração municipal vai monitorar os investimentos da concessionária responsável na definição dos espaços, pontos de venda e na aplicabilidade da tecnologia.

“Estamos trazendo para Itumbiara um sistema que vem dando certo nas maiores cidades do mundo.

É uma maneira de enfrentar parte de problema do trânsito de nossa cidade e democratizar o acesso ao centro de Itumbiara”, avaliou o prefeito Chico Balla.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Prefeitura de ItumbiaraFoto: Divulgação/Prefeitura de Itumbiara