Chico Galindo quer usar PAC da mobilidade para implantar BRT em Cuiabá

PTB Notícias 30/07/2012, 7:23


O prefeito de Cuiabá (MT), Chico Galindo (PTB), pretende implantar o modal Bus Rapid Transit (BRT) em Cuiabá.

Os recursos para a execução do projeto viriam do PAC da Mobilidade Urbana, programa federal ao qual Cuiabá e Várzea Grande estão incluídos.

Ao todo, o PAC da Mobilidade Urbana, de acordo com o Ministério das Cidades, investirá R$ 7 bilhões nas 75 cidades do país que foram selecionadas.

Cuiabá deve ficar com R$ 120 milhões, recurso suficiente para o BRT, que deve ser integrado ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Para viabilizar o BRT, a Prefeitura de Cuiabá deve elaborar um projeto executivo, que deverá ser analisado e aprovado pelo Ministério das Cidades.

Cada município poderá apresentar até duas propostas, no prazo de 23 de julho a 31 de agosto, por meio de formulário eletrônico disponível no site do ministério.

O lançamento do programa ocorreu na última semana, durante cerimônia em Brasília com a presença da presidente Dilma Rousseff, do prefeito Chico Galindo (PTB), e dos demais chefes de executivo municipais atendidos pela medida.

Nesta etapa estão sendo contempladas cidades de médio porte, com população entre 250 mil e 700 mil habitantes.

Os 75 municípios estão distribuídos em 18 Estados brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como Cuiabá, Várzea Grande, Uberlândia, Uberaba (Minas Gerais), Ribeirão Preto e Limeira (São Paulo).

Com informações de A Gazeta.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal Olhar Direto