Classmann busca apoio para municípios atingidos pela estiagem no RS

PTB Notícias 12/05/2009, 8:06


O deputado estadual Aloisio Classmann (PTB) vem acompanhando com especial atenção as ações em prol dos municípios atingidos pela estiagem.

Como presidente da Comissão de Assuntos Municipais e titular da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul tem participado de várias audiências públicas e mantido reuniões com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da sociedade discutindo ações que possam amenizar a escassez de água e as consequências da seca.

Os prejuízos se estendem aos setores da agricultura, suinocultura e pecuária leiteira, dentre outros, com reflexos diretos à economia dos municípios, os quais já sofrem com a diminuição no repasse da arrecadação devido à crise internacional.

Como líder partidário, Classmann mantém contato com o governo do Estado e destaca que algumas medidas já foram adotadas, como a liberação de R$ 5 milhões para a canalização de poços artesianos, isenção para os agricultores que compraram sementes de milho safrinha no programa Troca-troca e o adiantamento de R$ 50 mil do repasse de ICMS do governo aos municípios.

Porém, segundo ele, as medidas ainda são insuficientes.

Neste sentido, o parlamentar intermediou contatos com o Congresso Nacional e com Senado, em especial com o senador Sérgio Zambiasi (PTB/RS) e representantes dos Ministérios da Agricultura e Integração Nacional reivindicando participação mais efetiva dos órgãos governamentais no enfrentamento da situação.

“A nossa região Noroeste é uma das mais atingidas e precisamos unir todos os esforços em prol de soluções rápidas e objetivas, a fim de evitarmos um agravamento ainda maior no setor produtivo.

A nossa luta agora está voltada para a liberação de recursos por parte do Governo Federal para os atingidos”, enfatizou o deputado.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul