Classmann defende importância da pesca sustentável no Rio Grande do Sul

PTB Notícias 26/09/2013, 16:53

A defesa da pesca sustentável no Rio Grande do Sul foi defendida pelo líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, que participou de audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Casa, realizada nesta quinta-feira (26/9/2013), e que debateu a necessidade de novas regras para o setor e que envolvem a pesca do dourado e do surubim.

Na oportunidade, foi assinado requerimento para a criação de subcomissão que trate da atividade em âmbito profissional, artesanal e esportivo.

“Discutir este assunto é fundamental, pois a pesca é o meio de sustento de muitas famílias, sem falar que o peixe é uma carne nobre, essencial para uma alimentação saudável”, destacou Classmann.

Também foi sugerido o regramento em conjunto com o Ministério da Pesca, para garantir o trabalho dos pescadores ribeirinhos gaúchos, aliado à preservação das espécies.

Hoje, este grupo que depende da pesca para o sustento da família, enfrenta a proibição da pesca do dourado e surubim, por meio do decreto nº 41672/02, o qual não foi atualizado, mesmo com previsão legal de revisão a cada dois anos.

Proibida no Rio Grande do Sul, a atividade é liberada em estados e países vizinhos.

O evento teve como proponentes os deputados Ernani Polo e Frederico Antunes, ambos do PP, e contou com a presença da presidente da Fundação Zoobotânica, Arlete Pasqualotto, o secretário estadual do Meio Ambiente, Neio Lúcio Pereira, e o secretário-adjunto do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ronaldo Franco.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência de Notícias ALRSFoto: Gabriele Didone/Divisão de Fotografia/ALRS