Classmann luta por medidas que amenize efeitos da seca aos agricultores

PTB Notícias 12/03/2012, 6:26

O anúncio feito pelo vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, senador Osmar Dias, de medidas que amenizem as perdas causadas pela falta de chuva aos agricultores gaúchos, foi acompanhada pelo líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Aloísio Classmann.

Na tarde da última sexta-feira (9/3), o parlamentar participou da reunião conjunta das Comissões de Agricultura do Senado, Câmara dos Deputados e da AL, realizada dentro da programação da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

Entre as medidas a serem implementadas, está a que define a prorrogação das dívidas com um ano de carência e mais cinco anos para pagamentos aos que tiveram de 70 a 100% de prejuízo.

“Espero que os demais bancos sigam estas diretrizes, para amenizar as graves consequências da seca aos nossos produtores”, afirmou.

Classmann, que é vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da AL, falou sobre a necessidade de discutir os números apresentados sobre as perdas nas safras gaúchas, para que as alternativas de auxílio a estes agricultores sejam feitas de acordo com a real situação no Estado.

Segundo o deputado, “muitos agricultores estão quebrados, pois não colheram nada.

Como vamos ampará-los?”.

De acordo com o vice-presidente do BB, o que foi colhido poderá ser usado pelos produtores rurais como capital de giro, ou seja, para a sua manutenção.

Para se ter acesso a estes programas, deverão ser comprovadas as perdas, por meio de laudo técnico.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul