Classmann presidiu audiência sobre novas regras para a produção de leite

PTB Notícias 25/08/2011, 17:17


As novas regras para a produção de leite do Estado foram discutidas na manhã desta quinta-feira (25/8), durante audiência pública realizada na sala Maurício Cardoso, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

A abertura do debate foi coordenada pelo líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo (CAPC) da casa, a qual promoveu o evento.

“É preciso ouvir o governo federal e os produtores, para buscarmos alternativas que garantam a qualidade do leite e não prejudiquem quem depende desta fonte de renda”, destacou Classmann.

A Instrução Normativa (AI) 51/2002, do Ministério da Agricultura, regulamenta os novos parâmetros de qualidade para a produção do leite nacional.

Em vigor desde 2005, a portaria fixa requisitos sobre as características físicas, químicas, microbiológicas, de residuais e de contagem de células somáticas do leite.

Segundo os produtores, há dificuldade de adaptação às estas regras e seria necessário maior prazo de adequação.

De acordo com o superintendente do Ministério da Agricultura no RS, Francisco Natal Signor, há uma expectativa de aumento em 50% na exportação de leite, o que exige regras mais rigorosas.

“Queremos melhorar a qualidade e aumentar a produção”, afirmou Signor.

Hoje, o Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de leite do País.

Também estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, cooperativas, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Fetag, Contag, Associação dos Criadores de Gado Jersey e Holândes, Fundesa, Fetraf-Sul, Via Campesina e demais entidades ligadas ao tema.

Agência Trabalhista de Notícias, (IS) com informações do Governo do Rio Grande do Sul