Classmann registra pacto de desenvolvimento de Crissiumal (RS)

PTB Notícias 29/02/2008, 9:41


O líder do PTB na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Aloísio Classmann, ocupou o período das comunicações na sessão plenária desta quinta-feira (28/02) para registrar o pacto pelo desenvolvimento de Crissiumal e os 54 anos de emancipação política do município.

O parlamentar ressaltou a importância deste projeto, que contou com a participação de toda a comunidade.

“O pacto surgiu da necessidade de reativar os setores produtivos locais e buscar alternativas de renda para a população, que majoritariamente se encontra no meio rural”, enfatizou.

Dentre as iniciativas propostas no pacto, Classmann destacou o programa Via Lácteo, que beneficia diretamente as famílias da colônia.

“Através dele os produtores realizam viagens e visitas de estudo e recebem cursos práticos e de aperfeiçoamento com o objetivo: melhorar a qualidade do rebanho e aumentar a produção leiteira”, disse o deputado.

Citou outro investimento no município da Líder Alimentos do Brasil, que opera no beneficiamento do leite, e em setembro iniciará a produção de queijos.

Segundo o petebista, esta empresa gerou concorrência para a aquisição do leite, e ao mesmo tempo trouxe mais renda para o produtor.

“Depois veio o projeto Criar, voltado para a produção de suínos e que garantiu ao município um elenco de mais de 50 mil animais espalhados por cerca de 40 criadores.

O estágio atual é, seguramente, o fruto do dinamismo dos seus administradores que investiram na pequena propriedade rural”, disse.

O deputado citou, ainda, os projetos Fonte Nova, a Cooper Fonte Nova, além daqueles voltados ao turismo, proporcionando a divulgação dos balneários Amorim e Três Ilhas.

Classmann apontou também a importância do trabalho desenvolvido, integrado com a comunidade, pela imprensa local, a Rádio Metrópole, a Sucursal da Rádio Alto Uruguai, o Jornal Colonial e o Jornal A Notícia Regional.

O parlamentar declarou que o pacto de desenvolvimento iniciou há 11 anos, durante a administração do professor Alvício Pereira Duarte, hoje presidente municipal do PTB, e do seu vice Walter Luiz Heck, que atualmente administra a comunidade com o seu vice Carlos de Figueiredo.

“Por tudo isso, Crissiumal é um modelo a ser perseguido por outras comunidades brasileiras que, com base na força de sua união e de seu entendimento, conseguiu produzir riqueza e justiça social para sua gente.

São inúmeros os relatos daqueles que acabaram retornando a cidade natal que haviam deixado quando não encontravam emprego”, concluiu.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da ALRS)