Collor anuncia debate sobre excesso de burocracia na infraestrutura

PTB Notícias 4/05/2014, 20:00

A Comissão de Serviços de Infraestrutura, presidida pelo senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, realiza nesta segunda-feira (05/05/2014) audiência pública para debater a burocracia, o excesso de exigências de licenciamento e o rigor na fiscalização.

O evento, com início às 19h, integra o ciclo de debates “Investimento e Gestão: desatando o nó logístico do país”, criado pelo senador Fernando Collor e promovido pelo colegiado.

De acordo com o presidente da CI, Fernando Collor, foram convidados para discutir o tema da burocracia o consultor legislativo do Senado Ivan Dutra Faria; o secretário de Fiscalização de Obras Aeroportuárias e de Edificação do Tribunal de Contas da União (TCU), José Ulisses Vasconcelos; o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Shelley de Souza Carneiro; e o coordenador-geral de Licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Thomaz Toledo.

No estudo Ambiente e Energia: Crença e Ciência no Licenciamento Ambiental, que enfoca alguns dos problemas que dificultam o licenciamento ambiental no Brasil, Ivan Dutra Faria observa que o caso do setor de infraestrutura é especialmente grave.

Para a execução de novos projetos, observa o consultor, deve ser atendido um número “surreal” de normas – em muitos casos, impostas por meios infralegais ou a partir de “vácuos legislativos”.

O excesso de regras, afirma, pode ser creditado à “histórica vocação nacional” para a burocratização de procedimentos na gestão pública, à resiliência das práticas de corrupção na sociedade e à existência de falhas e omissões na legislação.

fonte: Agência Senado