Collor anuncia debate sobre negociações econômicas internacionais

PTB Notícias 20/08/2011, 11:45

As negociações econômicas internacionais, a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Rodada de Doha serão tema de audiência pública promovida pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na próxima segunda-feira (22/08/2011).

De acordo com o presidente da Comissão, senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, o painel será o terceiro de ciclo de debates sobre os rumos da política externa brasileira com ênfase em economia e finanças.

A Rodada de Doha se refere a uma série de negociações no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) com o objetivo de liberalizar o comércio internacional em setores como indústria, agricultura e serviços.

As negociações recebem esse nome porque tiveram seu início em Doha, capital do Catar, em novembro de 2001.

Para a audiência foram convidados pelo presidente da Comissão, Fernando Collor, o presidente do Instituto ABCI (Analistas Brasileiros de Comércio Internacional), Aluisio de Lima Campos; a professora de Política de Comércio Internacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vera Thorstensen; o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer; e o ex-ministro da Agricultura e atual presidente doComitê de Estratégia Empresarial, Marcus Vinicius Pratini de Morais.

Nos painéis anteriores, a CRE discutiu os espaços econômicos internacionais, como Nafta e União Europeia, e também o sistema financeiro internacional e o rebaixamento na classificação de credibilidade dos Estados Unidos.

A iniciativa dos debates é do próprio presidente da comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL).

A audiência pública está marcada para as 18h, no Plenário 7 da Ala Alexandre Costa.

fonte: Agência Senado