Collor assume presidência da Comissão de Relações Exteriores do Senado

PTB Notícias 22/02/2011, 17:24


Duas semanas após a posse dos senadores eleitos em 2010, o Senado Federal definiu os nomes dos presidentes das comissões permanentes pelos próximos dois anos.

O senador Fernando Collor (PTB-AL) presidirá a Comissão de Relações Exteriores (CRE) ao lado do senador Cristovam Buarque (PDT-DF),vice-presidente.

No biênio 2009/2010 Collor presidiu a Comissão de Serviço de Infraestrutura e realizou inúmeros debates sobre questões inerentes à infraestrutura do país.

A eleição para a presidência deve se realizar nos próximos dias.

A demora na definição dos nomes aconteceu em função do impasse criado pelo PT que defendia a distribuição das comissões conforme o número dos senadores por blocos partidários e não por partido, como queria a oposição.

Ao final, os líderes chegaram a um acordo definindo pela regra que divide as comissões conforme o tamanho das bancadas dos partidos – a chamada proporcionalidade partidária.

Pelo critério da proporcionalidade partidária, ao PMDB cabem três vagas; ao PT, duas; ao PSDB, uma; ao PTB, uma vaga; ao DEM, uma; ao PR, uma vaga; ao PP, uma; e ao PDT, uma vaga.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), destacou que a definição das comissões impulsionará o trabalho do Plenário.

“As nossas pautas estão vazias porque as nossas comissões técnicas ainda não foram instaladas na sua totalidade.

Todas as comissões foram absolutamente distribuídas de acordo com as proporcionalidades e, na próxima semana, já estarão completamente constituídas, o que significa que nós já poderemos entrar na normalidade da Casa”.

Agência Trabalhista de Notícias (LL),com informações do Blog do Senador Fernando Collor