Collor celebra 20 anos de assinatura de dois acordos de não proliferação

PTB Notícias 12/06/2011, 15:48


Os 20 anos da assinatura, pelo Brasil, de dois atos internacionais de não proliferação nuclear foram celebrados na última sexta-feira (10/06/2011) pelo senador Fernando Collor (PTB-AL), que, em 1991, firmou os acordos na condição de presidente da República.

Em discurso da tribuna, o parlamentar por Alagoas lembrou que o primeiro ato “que teve a honra de firmar” foi o acordo Brasil-Argentina para o uso exclusivamente pacífico da energia nuclear, em 18 de junho de 1991.

Naquele mesmo ano, em 13 de dezembro, assinou também o Acordo Quatripartite entre Brasil, Argentina, a Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (Abacc) e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), com o mesmo objetivo.

– Foram atos marcantes tanto no processo de afirmação internacional de nosso país, quanto no desenvolvimento do clima de confiança que possibilitaria a aproximação com a Argentina e a própria fundação do Mercosul – afirmou o senador.

Em seguida, Collor fez uma retrospectiva do cenário político que o levou a assinar os dois atos internacionais e assinalou que hoje, passados 20 anos, é possível ver, “com clareza, o acerto dos esforços que empreendemos para o estabelecimento de um autêntico espaço de credibilidade mútua”.

fonte: Agência Senado