Collor destaca trabalho de Eliseu Resende como vice-presidente da CI

PTB Notícias 10/02/2011, 3:26

“Foi com enorme satisfação e orgulho que, no exercício da Presidência da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, pude desfrutar, nos últimos dois anos, da permanente companhia e da inesgotável dedicação do senador Eliseu Resende, como vice-presidente daquela instância.

Da conjugação desses aspectos, somada às nossas atividades e atribuições, resultou uma profícua e estreita amizade da qual, tenho certeza, houve sincera reciprocidade”.

A declaração foi do senador Fernando Collor (PTB-AL) durante sessão especial do Senado em homenagem a Eliseu Resende, morto em janeiro passado.

No discurso, Collor disse que a experiência desse convívio “consolidou e reforçou ainda mais a admiração pela figura pública e verdadeiro executor de grandes obras que foi Eliseu Resende”.

O senador petebista afirmou ser desnecessário elencar, um a um, os produtos de sua trajetória como engenheiro e matemático, como professor e diretor do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais e do próprio DNER e, por último, como Ministro dos Transportes, setor ao qual mais se dedicou e do qual detinha o mais profundo conhecimento técnico.

“Basta citar a implantação dos metrôs de superfície em grandes capitais, a construção da Ponte Rio-Niterói e a abertura e pavimentação de mais de 30 mil quilômetros de rodovias federais.

Isso sem falar na atuação e no planejamento dos demais segmentos estratégicos de nossa economia, como a modernização e expansão do setor elétrico e a ampliação da indústria petroquímica”, afirmou o senador Collor.

O senador lembrou ainda que contou com a colaboração do senador-ministro Eliseu Resende, entre 1990 e 1992, no exercício da Presidência da República, como Diretor-Presidente de Furnas Centrais Elétricas e, no mesmo período, como membro do Conselho de Administração da Companhia Vale do Rio Doce.

Collor falou em nome do Partido Trabalhista Brasileiro, o PTB, e em nome da Comissão de Serviços de Infraestrutura.

“Pela minha admiração e reconhecimento pessoal, rendo aqui aos familiares, amigos e correligionários do senador-ministro Eliseu Resende, as nossas mais profundas homenagens pelo seu inesgotável e competente trabalho e, acima de tudo, pela sua imensa dignidade”.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Assessoria do Senador Fernando Collor