Collor preside audiência, e senadores cobram investimentos em hidrovias

PTB Notícias 13/11/2013, 15:26


O presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, senador Fernando Collor (PTB-AL), liderou audiência pública desta quarta-feira (13/11/2013) para debater a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Esse é o primeiro painel do 6º ciclo de debates que tem como tema central “Água: gerenciamento e utilização”.

O debate faz parte da agenda 2013/2014 apresentada por Collor, para discutir o tema “Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do País”.

Participou da audiência o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo.

A audiência pública contou ainda com a participação dos membros da Subcomissão Permanente sobre Obras de Preparação para a Seca, colegiado que integra a Comissão presidida por Collor.

Na audiência desta quarta, o representante da agência reguladora ouviu de alguns parlamentares cobranças sobre a subutilização do potencial do transporte hidroviário brasileiro.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), por exemplo, disse que deveria ser proibida a construção de barragens em rios sem a instalação de eclusas, a fim de garantir a navegabilidade.

O senador Alfredo Nascimento (PR-AM) também apresentou opinião semelhante.

Para ele, o projeto de construção de uma hidrelétrica deve necessariamente conter a previsão de eclusa, apesar de o governo alegar que isso vai encarecer o custo da energia.

Ao final da audiência, o presidente Fernando Collor anunciou que no próximo dia 20, a comissão voltará a se reunir em audiência pública.

Segundo o senador petebista, no encontro comparecerá o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e será discutida a dívida dos produtores rurais do Nordeste.

Agência Trabalhista de Notícias (ELM), com informações da Agência SenadoFoto: Pedro França/Agência Senado