Collor relata no Senado voto de aplauso ao ex-presidente dos EUA, Al Gore

PTB Notícias 4/04/2007, 8:49


A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou, nesta terça-feira (4), requerimento de voto de aplauso, relatado pelo senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, ao ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, pela realização do documentário Uma Verdade Inconveniente.

O filme descreve os efeitos sobre o planeta do aquecimento global, causado pela emissão dos chamados gases do efeito estufa.

O requerimento recebeu apenas um voto contrário.

Foi do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que lembrou uma frase dita por Gore em 1989, segundo a qual a Amazônia, “ao contrário do que pensam os brasileiros”, não pertenceria ao Brasil, mas sim a toda a humanidade.

Na opinião do senador Fernando Collor, Gore pode ser desculpado “por esse deslize” devido a seu grande empenho no combate ao aquecimento global.

O requerimento recebeu o apoio dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Quatro outros requerimentos foram aprovados pela comissão, três dos quais de autoria de Fernando Collor.

Em seu primeiro requerimento, ele solicita o envio à Casa Civil da Presidência da República e aos Ministérios da Fazenda e do Planejamento de voto de conclamação em favor da aprovação do relatório do grupo de trabalho interministerial criado para analisar a situação das Forças Armadas.

Os dois requerimentos seguintes referem-se ao meio ambiente.

Ambos propõem voto de conclamação ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para que defenda na Organização das Nações Unidas (ONU) a transformação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em uma agência internacional, com sede no Brasil, e a realização em 2012, no Rio de Janeiro, da 3ª Conferência Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio+20.

O quarto requerimento, apresentado por Mozarildo Cavalcanti, solicita que a comissão convide a embaixadora da Guina no Brasil, Marilyn Cheryl Miles, para falar sobre o relacionamento bilateral.

A comissão aprovou ainda parecer favorável ao Projeto de Decreto Legislativo 566/05, que aprova o texto dos Termos de Referência e Regras de Procedimento do Grupo Internacional de Estudos de Chumbo e Zinco.

O relator do projeto foi Antonio Carlos Valadares.

fonte: Agência Senado