Collor:subcomissão poderá elaborar políticas para amenizar efeitos da seca

PTB Notícias 2/10/2013, 17:28


Em discurso no plenário, o senador Fernando Collor (PTB-AL) afirmou nesta quarta-feira (2/10/2013) que a Subcomissão Permanente sobre Obras de Preparação para a Seca poderá auxiliar na elaboração de políticas que amenizem o sofrimento e melhorem o bem estar da população nos locais atingidos pela estiagem no Nordeste.

A subcomissão foi instalada pela manhã.

“A preocupação é oferecer mais qualidade de vida e apoio ao sertanejo nessa estação tipicamente natural da região Nordeste”, afirmou o senador.

Vinculada à Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), a subcomissão deve acompanhar de perto as medidas a serem implantadas para amenizar os impactos causados pela estiagem.

O foco deve ser na antecipação, e não em ações paliativas, como geralmente ocorre.

Presidente da comissão, Collor prometeu trabalhar com afinco para ajudar os estados nordestinos na preparação para os efeitos da estiagem.

O senador ressaltou que, neste ano, na estação chuvosa, não houve o volume de chuça esperado, o que faz com que os estados continuem a conviver com os efeitos da seca.

A perspectiva de uma seca pior que a do último ano, na opinião do senador, indica que é hora de investir em ações preventivas, o que não estaria sendo feito em seu estado.

“O governador de Alagoas, como sempre, até o momento, não se coçou.

É indispensável a preparação de ações preventivas.

É preciso conversar com os prefeitos e com as comunidades e estabelecer, com antecedência, um plano mínimo de ação”, defendeu.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência SenadoFoto: Waldemir Barreto/Agência Senado