Combate ao tabagismo começa nas Unidades de Saúde em Águas Lindas

PTB Notícias 24/01/2015, 15:50

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás (GO), administrada por Hildo do Candango (PTB), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Atenção Básica e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, informou que a partir de fevereiro todos os postos de saúde do município contarão com o Programa de Tratamento do Tabagismo.

O Programa faz parte das estratégias de saúde pública municipal.

O sonho de parar de fumar se tornou uma realidade para muitas pessoas da cidade.

O paciente tem apoio com sessão de grupo, medicamentoso e cognitivo comportamental.

São garantidos equipamentos e recursos necessários como tensiômetro, estetoscópio e balança antropométrica, para avaliação clínica do fumante.

O município definiu também, que seja na própria unidade de atendimento ou em uma unidade de referência, a realização de exames para apoio diagnóstico dos pacientes que necessitarem de avaliação complementar.

Equipes médicas e de enfermagem, foram capacitadas para desenvolver em âmbito municipal, os procedimentos junto aos pacientes e atuam ainda como multiplicadoras entre os servidores dos Postos de Saúde.

A cada criação de grupos novos participantes chegam ao Programa com o intuito sério de abandonar o cigarro.

Cerca de 90% dos componentes dos grupos afirmaram ter deixado definitivamente o cigarro nos primeiros dias de tratamento.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás (GO) Foto: Divulgação/Assessoria