Comissão aprova projeto de Soraya que inclui vitamina D3 entre medicamentos do SUS

PTB Notícias 30/06/2022, 14:00

Imagem

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o PL 3759/21, de autoria da daputada Soraya Manato (ES), que inclui o medicamento Vitamina D3 (Colecalciferol), com e sem acréscimo de cálcio, na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do Sistema Único de Saúde (SUS). A inclusão no Rename assegura a distribuição gratuita do medicamento à população.

Relator no colegiado, o deputado Luiz Lima (PL-RJ), recomendou a aprovação da proposta que também contou com a autoria a deputada Carla Dickson (União-RN). Ele destaca que a vitamina D é essencial ao metabolismo do cálcio no organismo humano, já que a presença dessa vitamina no organismo facilita a absorção do cálcio e do fósforo, auxiliando na prevenção de desordens ósseas, como a osteoporose.

“Considero que a medida sugerida, apesar de ser de simples implementação, tem o potencial de melhorar a atenção à saúde dos pacientes do SUS e reduzir custos relacionados com os serviços públicos de saúde”, observou o relator.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a vitamina D pode ser encontrada em alguns alimentos, mas a maior parte é produzida pelo corpo humano mediante exposição ao sol. Entretanto, acrescenta a entidade, a produção natural da vitamina D vem diminuindo pela redução da exposiçõ diária das pessoas ao sol.

O projeto será ainda analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Com informações da Agência Câmara de Notícias)
Foto – Jotaric