Comissão de Relações Exteriores aprova requerimentos de Mozarildo

PTB Notícias 29/05/2009, 11:09

A comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou, nesta quinta-feira (28/05), vários requerimentos de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em defesa da Amazônia, dos servidores da polícia federal e do estado de Roraima.

O primeiro requerimento convida o professor Dr.

Roberto Ramos, reitor da Universidade Federal de Roraima, o reitor da Universidade Federal do Amapá e o reitor da Universidade Federal do Tocantins, a participarem de audiência pública na subcomissão da Amazônia para tratarem da atuação das respectivas universidades em temas relativos a região amazônica.

Outro requerimento aprovado convoca o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, a prestar informações sobre a criação de 28 novos batalhões na fronteira amazônica e nas terras indígenas.

O requerimento 29, também de autoria de Mozarildo, pede que o ministro da justiça, Tarso Genro preste informações sobre o plano especial para agentes e delegados da Polícia Federal que servem na fronteira e nas regiões de difícil acesso da Amazônia.

O requerimento de número 30 solicita que o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, forneça informações sobre o projeto de criação de um plano especial para servidores do Instituto dos Recursos Naturais Renováveis e do Instituto Chico Mendes, que servem na fronteira e nas regiões de difícil acesso da Amazônia.

O último a ser aprovado na reunião, foi o requerimento de número 32 que solicitou a realização de audiência pública na subcomissão da Amazônia, para debater a criação do fundo de desenvolvimento dos municípios de fronteira.

O pedido solicita ainda a participação dos governadores dos estados de faixa de fronteira no brasil.

De acordo com Mozarildo, além de beneficiar municípios de vários estados, inclusive de Roraima, a medida garantiria a soberania do território brasileiro.

Agência Trabalhista de Notícias