Comissão de Relações Exteriores aprova voto de solidariedade ao Japão

PTB Notícias 17/03/2011, 15:41


A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, presidida pelo senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, aprovou, nesta quinta-feira (17/03/2011), voto de solidariedade ao governo e ao povo do Japão, aos brasileiros residentes naquele país e a seus familiares no Brasil.

O voto foi apresentado pelo próprio presidente, Fernando Collor, e subscrito pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

O texto do voto apresentado por Collor ressalta a ameaça de desastre nuclear enfrentada pelo Japão e as “terríveis consequências dos terremotos e do tsunami ocorridos naquele país.

No início da reunião, antes da votação do requerimento, Fernando Collor já havia demonstrado sua “preocupação e solidariedade” com o governo e o povo do Japão e com os brasileiros que residem no país.

Ele lamentou que o número de vítimas venha aumentando e classificou os eventos ocorridos ali como a “maior tragédia desde a Segunda Guerra Mundial”.

– Esperamos que os nacionais residentes no Japão e os seus familiares no Brasil possam receber todo o apoio necessário, inclusive para o regresso dos que desejarem – afirmou Collor, que distribuiu aos senadores da comissão um informe a respeito da situação dos brasileiros no Japão, elaborado pela Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, do Ministério das Relações Exteriores.

Panorama GlobalA Comissão de Relações Exteriores aprovou ainda a realização de quatro ciclos de debates sobre o atual panorama global, com a participação de acadêmicos, diplomatas e jornalistas.

O primeiro deles, sobre Geopolítica e Relações Internacionais, de acordo com o calendário apresentado pelo senador Fernando Collor, ocorrerá de 11 de abril a 6 de junho, e contará com a presença de convidados como o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e o ex-ministro Felipe Lampreia.

O segundo ciclo, sobre Economia e Finanças, será de 8 de agosto a 19 de setembro.

O terceiro abordará o tema Defesa Nacional e se estenderá de 3 de outubro a 7 de novembro.

O quarto ciclo, sobre Temas da Agenda Internacional, ocorrerá de 12 a 26 de março de 2012.

O quinto e último ciclo, intitulado Papel das Instituições e Conclusões, será realizado entre 9 e 23 de abril de 2012.

Ao total, serão 25 painéis, sempre realizados às 18h, nas segundas-feiras.

FuncionamentoTambém foram aprovados três atos que disciplinam o funcionamento da comissão, aí incluídos o processo de aprovação dos nomes de novos embaixadores, as datas e horários das reuniões e a realização de audiências públicas.

Gleisi Hoffmmann foi a relatora dos três atos e incluiu diversas emendas sugeridas pelos senadores.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Agência Senado)