Comissão do Idoso, presidida por Cristiane Brasil, já atendeu 4 mil

PTB Notícias 21/10/2007, 8:08


A vereadora carioca Cristiane Brasil, presidente da Comissão do Idoso da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, revelou que, em dois anos de existência, cerca de 85% dos casos registrados são solucionados pela equipe técnica da comissão.

De 2005 até agora, a Comissão do Idoso recebeu perto de 4 mil queixas dos idosos, que tiveram apoio psicológico e jurídico em casos diversos, que vão desde revisões de pensões e aposentadorias até denúncias de maus tratos e abandonos.

Dos números registrados e encaminhados no período, 22% foram relativos à questão financeira das famílias dos idosos, como pensões, aposentadorias, imposto de renda, contas bancárias e aluguéis em atraso.

Cerca de 25% se referem a casos de apoio psicológioco e de saúde, como carência afetiva e pedidos de exame e atendimento médico/ambulatorial.

Cristiane Brasil destaca, porém, o aumento do número de casos de violência contra o idoso ocorridos no ambiente familiar.

Cerca de 30% dos registros são de agressões, roubos de pensões e aposentadorias e de cárcere privado cometidos por filhos, netos, sobrinhos e companheiro(a)s dos idosos.

Todos os casos são analisados pelos advogados da Comissão, com visitas técnicas de campo e encaminhados e denunciados ao Ministério Público e, nos casos criminais, à Delegacia do Idoso.

O restante dos atendimentos se refere a queixas contra abusos e desrespeitos nos transportes públicos, em agências bancárias, postos de saúde e planos de assistência médica.

Para Cristiane Brasil, apesar do grande número de atendimentos, a demanda ainda é cada dia maior e requer a ampliação dos trabalhos da Comissão.

– Estamos fazendo um esforço sobrehumano para atender a ausência de muitos anos de apoio à população da Terceira Idade em nossa cidade – ressaltou Cristiane Brasil, revelando ainda que a Comissão do Idoso vai intensificar a agenda itinerante da Kombi do idoso pelos bairros da cidade, visando levar os serviços de assistência diretamente ao público idoso.

fonte: site da Vereadora Cristiane Brasil (PTB-RJ)