Comissão Especial estuda investimentos do Plano Nacional de Educação

PTB Notícias 30/05/2011, 16:10


A Comissão Especial que analisa o Plano Nacional de Educação realizou audiência pública para discutir mais investimentos para a educação.

Professores universitários e especialistas na área de ensino defenderam que os investimentos em educação devem chegar a 10,01% do PIB em 2020.

O projeto, que está em tramitação na Câmara, prevê aplicação de 7% do PIB no setor nesse ano.

Hoje, esse gasto está em torno de 5%.

Na avaliação do deputado Alex Canziani (PTB-PR), vice-presidente da Comissão especial, o mais importante é colocar as metas do PNE em prática.

“Eu acredito que mais do se colocar na lei um valor como este, que será um aumento significativo nas contas do governo, nós temos que ver aquilo que seja realmente viável.

Não adianta nós querermos colocar na letra fria da lei e depois não conseguir concretizar a meta.

Também temos que analisar o impacto disto, que ações serão feitas para captarmos os recursos necessários para uma educação de qualidade para todos, por um país mais justo e desenvolvido”, salienta o parlamentar paranaense.

O Plano Nacional de Educação destaca metas de expansão do acesso e melhoria da qualidade da educação brasileira, em todos os níveis, para os próximos dez anos.

Os especialistas afirmaram que a garantia de recursos para a educação tem impacto direto na qualidade do ensino e que cerca de 85% do dinheiro investido na área é revertido em salários.

Comissão estuda investimentos do PNE Agência Trabalhista de Notícias, (IS) com informações do Portal do Deputado Alex Canziani