Comissão presidida por Collor discutirá instabilidade na Síria e no Irã

PTB Notícias 18/03/2012, 13:53

A situação no Oriente Médio será tema de nova rodada de debates na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Desta vez, estão em pauta a Síria, que enfrenta forte instabilidade interna, com combates entre o regime de Bassar al Assad e grupos rebeldes, e o Irã, cujo programa nuclear é visto com temor por Israel e pelos países ocidentais.

A audiência pública, marcada para esta segunda-feira (19/03/2012), a partir das 18h, faz parte do quarto ciclo de debates sobre a agenda internacional.

O pedido de realização da audiência é do senador Fernando Collor (PTB-AL), que preside a comissão.

Collor avalia que recentes fatos políticos nos países da África e do Oriente Médio demonstram que o mundo está numa nova era geopolítica internacional, cujas mudanças terão reflexo nas relações exteriores do Brasil.

– O objetivo é, sobretudo, levar à sociedade brasileira instrumentos e informações para reflexão sobre o momento de reposicionamento das grandes e principais nações do planeta – disse o senador petebista no requerimento da audiência.

Estão convidados para o debate o embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, representante do Ministério das Relações Exteriores; Márcio Scalercio, professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); Williams da Silva Gonçalves, professor do programa de pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e o professor Jorge Muniz de Souza Mortean, mestrando em assuntos iranianos pela Escola de Relações Internacionais do Ministério de Relações Exteriores do Irã.

O senador Fernando Collor lembra que a audiência acontecerá na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa.

fonte: Agência Senado