
Comissão presidida por Collor no Senado debate eletricidade alternativa
PTB Notícias 14/04/2013, 10:53
A Comissão de Serviços de Infraestrutura realiza nesta segunda-feira (15/04/2013), às 18h, o quarto painel do 1º ciclo de debates sobre Energia e Desenvolvimento, proposto pelo presidente da comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL).
Eletricidade alternativa será o tema em pauta, incluído na agenda de trabalho “Investimento e gestão: desatando o nó logístico do país”, definida para o biênio 2013/2014.
Segundo o convite enviado pelo senador Fernando Collor, o assunto deverá ser debatido por Luiz Horta Nogueira, pesquisador em energia e consultor da Organização das Nações Unidas (ONU); Alexandre Costa, diretor do Centro de Energias Renováveis (CER); Ricardo Ruther, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Eduardo Soriano Louzada, coordenador-geral substituto de tecnologias setoriais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
HidrelétricaAlternativas à geração de energia hidrelétrica também foram debatidas esta semana pela CI.
Na ocasião, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, afirmou que a sociedade precisa estar preparada para a substituição das usinas hidrelétricas apoiadas por grandes represas.
A outra opção, conforme assinalou, seriam usinas “a fio d”água”, com lagos menos extensos e que não afetam o fluxo regular dos rios, portanto, mais sustentáveis ambientalmente.
Em seguida, o empresário Paulo Kev, sócio da Kev Line Administração Empresarial, defendeu uma mudança radical no modelo de geração elétrica do país.
Na sua avaliação, a chave desse modelo seria a implantação de um sistema de “geração universal”, que associaria a geração fotovoltaica (solar) e eólica.
Ele também criticou a geração de energia por fonte hídrica, apontando como desvantagem o alto volume de perda de energia gerada.
fonte: Agência Senado