Comissão presidida por Luzia Toledo atua na promoção do esporte e turismo

PTB Notícias 22/07/2009, 13:21


A Comissão de Turismo e Desporto da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, presidida pela deputada estadual petebista Luzia Toledo, desenvolveu diversas ações de promoção e incentivo desses dois temas em 2009.

E envolveu a sociedade civil nesse processo, realizando audiências públicas.

“O Esporte no Sul do Estado” foi tema de audiência realizada em abril no município de Presidente Kennedy.

Em maio, a questão foi novamente debatida, junto com o turismo, envolvendo as populações dos municípios de Apiacá, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado e Mimoso do Sul.

Um tema inquietante na área do turismo, a “Política de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil no Turismo”, foi discutido no dia 17 de junho, em audiência realizada em conjunto com a Comissão de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos, na Assembleia Legislativa.

Estrada RealEm julho, a Comissão de Turismo apresentou à população de Santa Leopoldina um dos mais ousados projetos de turismo do Brasil: a Estrada Real, da qual o Espírito Santo agora faz parte.

Em estudo realizado com o apoio da Assembleia, foi reconhecida no Estado a existência da Rota Imperial São Pedro D´Alcântara.

Deputada Luzia Toledo fala sobre a Rota O reconhecimento incluiu o Espírito Santo na Estrada Real, um programa turístico idealizado a partir das estradas abertas por ordem do Rei de Portugal, Dom João VI, a partir de Minas Gerais ligando aos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

A nova rota corta 10 municípios mineiros e 14 capixabas.

Sob a batuta da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), foi criado o Instituto Rota Imperial, que irá gerenciar as ações turísticas previstas para a Rota Imperial.

Trecho da Rota Imperial Em 2009, a Comissão presidida pela deputada Luzia Toledo realizou 11 reuniões, além das audiências públicas.

O deputado Freitas (PTB) é o vice-presidente e são membros efetivos os deputados Doutor Hércules (PMDB), Robson Vaillant (DEM) e Sargento Valter (PSB).

fonte: site da Assembléia Legislativa do Espírito Santo